07.07.2025 · 5:44 · Vereador Ronilço Guerreiro
A audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (7) na Câmara Municipal de Campo Grande teve como foco a regulamentação das feiras livres, culturais e criativas da cidade. Proponente do debate, o vereador Ronilço Guerreiro destacou a urgência em criar políticas públicas que valorizem e deem suporte estrutural aos feirantes e produtores das feiras culturais, como banheiros, acessibilidade, segurança, iluminação e apoio logístico.
Presente em diversas feiras com o projeto Freguesia do Livro, o vereador defendeu a criação de leis específicas e anunciou que deve apresentar um projeto de anistia para feirantes com dívidas antigas junto ao município. Também propôs incluir as feiras no calendário oficial de eventos culturais e turísticos da capital, o que pode viabilizar o acesso a recursos por meio de editais e emendas parlamentares.
“Conheço de perto a realidade dos feirantes porque estou nas feiras com frequência. Já vi feirante tendo que pedir banheiro emprestado em casas vizinhas ou comércios. Não dá para falar de fomento sem falar de dignidade. Feira pulsa empreendedorismo, cultura, renda e transformação social”, afirmou Ronilço.
Entre os encaminhamentos finais da audiência, destacam-se ainda a sugestão de criação do “ID Feirante”, espécie de sistema de identificação e mapeamento de expositores, e a proposta de um alvará único para quem participa de mais de uma feira. “Essa escuta ativa é essencial para criarmos leis que realmente atendam a quem está na ponta, gerando economia, cultura e inclusão”, completou o vereador.
A audiência contou com participação de outros vereadores, representantes da prefeitura e do governo estadual, além de empreendedores culturais, que reforçaram a importância das feiras como motor da economia criativa, geradora de renda e bem-estar social.
Com base nos encaminhamentos, Guerreiro vai formalizar uma agenda para discutir políticas públicas para as feiras. “Temos um documento e um compromisso. Vou seguir lutando para que todas as propostas discutidas possam de fato facilitar o trabalho desses guerreiros que tanto trabalham”, finalizou o vereador.
Assessoria de imprensa do vereador