09.06.2025 · 2:03 · Vereador Maicon Nogueira
Na última sexta-feira (6), o vereador Maicon Nogueira, membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga o Consórcio Guaicurus, esteve na empresa Otimiza Inspeção Veicular para entregar um ofício solicitando informações sobre as inspeções realizadas.
Durante a visita, um funcionário relatou que a média de ônibus inspecionados é de 40 veículos, por mês. “Só que estavam vindos apenas 12. Quer dizer, sobrou 30 para o outro mês e no próximo mês mais 30”, reclamou. Conforme o funcionário existe um contrato de sigilo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para não repassar informações, apenas para o solicitante.
O vereador explicou que a Otimiza presta um serviço essencial para o contrato, que é a inspeção. “Identificamos muita inconsistência nas informações, por isso estamos precisamos de um relatório consolidado dos veículos que vocês atendem do Consórcio, placa, Renavam, bem como cálculo da idade média da frota”, destacou.
SEM INSPEÇÃO
Durante a conversa, o vereador Maicon Nogueira frisou que é extremamente importante saber se o Consórcio Guaicurus rodou com ônibus sem inspeções. “Se isso ocorreu é um crime. Preciso saber quantos entraram aqui? Se compraram ônibus sem passar pela inspeção. Queremos confrontar o que vemos na garagem com aquilo que é inspecionado”, pontuou.
O funcionário respondeu dizendo que a Agereg tem toda a informação. “Todo mês é enviado um relatório, dizendo quais veículos foram aprovados e reprovados. Não tem nenhuma informação que a Agereg não saiba, nada e inclusive tem um link que disponibilizamos só para acessar os ônibus inspecionados. Eles veem tudo. Aqui armazenamos os vídeos por três anos e o processo por cinco anos”, disse. Ele ainda relatou que há uma legislação que obriga a inspeção dos veículos, de 6 meses a um ano, porém optaram por um ano para ficar mais barato.
ELEVADORES
Em conversa com o engenheiro mecânico responsável, o parlamentar disse que há muita reclamação, por parte dos cadeirantes em relação aos elevadores. “Existe um teste com carga que fazemos para saber se o elevador está funcionando. A inspeção funciona assim, eles vêm abrem a ordem de serviço e começa todo o processo como teste de freio, teste do elevador, lanterna, campainha e etc”, afirmou.
Conforme William, no começo da licitação muitos ônibus eram reprovados, “Antes eles precisavam se adequar e agora como já sabem como funciona, não reprovamos tanto. Ultimamente vem em média cinco a seis ônibus por dia. Ônibus reprovado volta para a garagem para arrumar e volta, posteriormente para uma nova inspeção, revelou o técnico que está na empresa há 10 anos.
Assessoria de Imprensa do Vereador