As políticas públicas voltadas ao incentivo do esporte e da cultura das Atléticas Universitárias foram debatidas em audiência pública realizada na noite de terça-feira (11), na Câmara Municipal de Campo Grande. O vereador Maicon Nogueira, presidente da Comissão Permanente de Juventude, destacou a importância do movimento estudantil e do papel das Atléticas como instrumentos de inclusão, socialização e fortalecimento da juventude acadêmica.
Durante o debate, Maicon ressaltou que, quando esteve à frente da Secretaria de Juventude, foi responsável por firmar o primeiro termo de cooperação que permitiu a abertura das escolas municipais para treinos das Atléticas aos finais de semana. “Não há nada na lei que impeça as escolas de abrirem aos finais de semana. Basta bom senso e compreender como o esporte faz bem para as pessoas”, afirmou.
O vereador também anunciou a apresentação de duas emendas aditivas ao Plano Plurianual (PPA) Municipal e à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, destinando recursos para a aquisição de materiais esportivos às Ligas das Atléticas da UEMS e da UFMS, no âmbito do projeto “Conexão Atlética”. As propostas realocam dotações de forma proporcional, sem comprometer outras ações da Prefeitura, e visam atender a uma demanda social relevante e de alto impacto formativo.
“As Atléticas precisam estar dentro do orçamento municipal. O esporte universitário tem um papel fundamental na formação cidadã, na saúde mental e na inclusão social dos nossos jovens. Garantir estrutura para que esses projetos cresçam é investir em uma cidade mais participativa e humana”, destacou Maicon Nogueira.
As emendas apresentadas estão alinhadas ao eixo “Desenvolvimento social e econômico, com foco na juventude” do PPA vigente, reforçando o compromisso do vereador com a promoção de oportunidades e políticas públicas que assegurem o direito constitucional ao esporte, à cultura e à cidadania.







