29.08.2025 · 7:16 · Vereador Flávio Cabo Almi
O vereador Flávio Cabo Almi recebeu em seu gabinete Hudson, representante dos remanescentes do concurso da Guarda Civil Municipal de Campo Grande, realizado em 2020, e decidiu levar o assunto à administração municipal.
O concurso previa 273 vagas no edital. Ao longo do processo, 544 candidatos foram aprovados até a última fase, e 388 chegaram a ser chamados para o curso de formação. Parte deles não assumiu, e aproximadamente 130 migraram para outros concursos, restando 138 candidatos prontos para iniciar a formação, que tem duração de cerca de cinco meses.
Apesar disso, a Prefeitura abriu, em abril de 2025, 191 vagas para agentes patrimoniais, mesmo com uma ação civil pública de 2017 determinando que a substituição dos vigilantes patrimoniais fosse feita por guardas concursados até dezembro de 2025.
Diante dessa situação, o vereador Flávio Cabo Almi irá encaminhar um ofício à Prefeitura, buscando esclarecimentos sobre os próximos passos para os remanescentes. A intenção é manter o diálogo aberto e garantir transparência no processo. Ele lembra que o concurso tem validade até dezembro de 2026 e que, caso não haja providências, há risco de o município não preencher sequer as vagas mínimas previstas em edital, o que representaria desperdício de recursos públicos.
“Esses profissionais estão aprovados e aguardando apenas a convocação para contribuir com a cidade. É preciso valorizar o concurso e dar transparência ao processo”, afirmou Flávio Cabo Almi.
Matéria e foto: Juliana Lima – Assessoria de Comunicação