20.08.2025 · 3:09 · Vereador Clodoilson Pires
Na manhã desta quarta-feira (20), a Câmara Municipal de Campo Grande realizou uma Audiência Pública para apresentar os dados do Relatório de Gestão do Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt), antigo Proinc. O encontro foi conduzido pela Comissão Permanente de Assistência Social e do Idoso, composta pelos vereadores Neto Santos (presidente), Clodoilson Pires (vice-presidente), Prof. Juari, Leinha e Ronilço Guerreiro.
As informações foram apresentadas pelo diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), João Henrique de Lima Bezerra, que detalhou melhorias no programa após alterações na legislação e a ampliação dos cursos de qualificação profissional.
O vereador Clodoilson Pires ressaltou a seriedade do programa e a relevância da qualificação para públicos em situação de vulnerabilidade social. “Temos hoje a inserção no mercado de trabalho de mulheres vítimas de violência. Diante da dificuldade e do trauma que essas mulheres passaram, muitas encontram barreiras para retornar ao mercado. O Primt é fundamental para essas pessoas, assim como para os egressos do sistema penitenciário. Esse é o papel do Executivo e da Câmara: proporcionar oportunidade à população”, destacou o parlamentar.
No início deste mês, os vereadores aprovaram novas regras para o Primt, entre elas a reserva de 3% das vagas para pais e mães de pessoas com deficiência, atendendo principalmente as chamadas “mães atípicas”, que enfrentam obstáculos extras para ingressar no mercado de trabalho. De acordo com o artigo 17 da Lei n.º 6.923/2022, a Funsat deve apresentar, a cada seis meses, o relatório de gestão do programa à Câmara Municipal.
Dados do relatório: maioria feminina entre beneficiários
O relatório apresentado trouxe informações atualizadas de outubro de 2024 a junho de 2025. Segundo os dados:
O programa conta com 1.816 beneficiários ativos;
74,3% são mulheres, o que reforça o papel social do Primt;
O quantitativo de funcionários equivale a 10,14% dos servidores efetivos do município — podendo chegar até 15%, segundo a legislação.
Neste período, foram realizados três editais de seleção. O investimento total foi de R$46,5 milhões, dos quais R$35,3 milhões foram destinados ao pagamento de bolsas de auxílio. Além disso, o programa prevê recursos para alimentação, vale-transporte, cestas básicas e seguro de vida.
A maior parte dos trabalhadores está lotada na Secretaria Municipal de Educação (Semed), seguida pela Fundação Municipal de Esporte (Funesp) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Gabinete aberto – O gabinete do vereador Clodoilson Pires quer receber suas solicitações e está disponível pelos meios a seguir:
• WhatsApp: 67 99218-2518;
• E-mail: gabineteclodoilsonpires@gmail.
• Telefones Gabinete: 67 3316-1522 / 67 3316-1523
Foto: Janderson Mendonça
Rafael Dias
Assessor de Imprensa do Vereador