08.10.2025 · 11:14 · Vereadora Luiza Ribeiro
Campo Grande recebe neste mês uma importante ação de conscientização contra a violência doméstica e o feminicídio. A vereadora Luiza Ribeiro (PT), em parceria com a Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/MS) e a Procuradoria Especial da Mulher “Jornalista Vanessa Ricarte” da Câmara Municipal, está levando o Banco Vermelho para diferentes instituições públicas da Capital, em uma campanha que une mobilização, educação e reflexão social.
A iniciativa integra o Programa Banco Vermelho, movimento mundial de conscientização que nasceu em 2016 na Itália, criado por duas mulheres que perderam amigas vítimas de feminicídio. O banco pintado na cor vermelha representa o sangue derramado pelas mulheres e o vazio deixado por aquelas que perderam a vida em razão da violência de gênero. O símbolo silencioso e impactante é acompanhado por mensagens e informações sobre canais de denúncia, convidando a sociedade a refletir e agir diante da realidade da violência doméstica.
No Brasil, o movimento ganhou força por meio do Instituto Banco Vermelho, fundado por Andréa Rodrigues e Paula Limongi, e foi recentemente reconhecido pela Lei Federal nº 14.942/2024, que incluiu o projeto como uma das ações de conscientização da Lei Maria da Penha, dentro do Agosto Lilás — mês dedicado ao combate à violência contra a mulher.
Os números demonstram a urgência da campanha. Segundo dados oficiais, em Campo Grande foram registradas 6.946 ocorrências de violência doméstica em 2024 e, até setembro de 2025, já são 5.688 vítimas, uma média de 24 denúncias por dia. No mesmo período, 381 casos de estupro foram registrados, sendo 330 contra crianças e adolescentes.
O estudo “Piores Cidades para Ser Mulher”, elaborado pela Tewá 225, analisou 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e apontou que Campo Grande recebeu nota 37,7, considerada “muito baixa”, evidenciando os desafios ainda existentes para alcançar a igualdade de gênero.
Diante desse cenário, a vereadora Luiza Ribeiro propôs o Projeto de Lei nº 12.069/2025, que institui o Programa Banco Vermelho em Campo Grande, consolidando a ação de forma permanente como política pública de conscientização.
“O Banco Vermelho é um símbolo de memória e de luta. Cada banco representa uma mulher que teve a vida interrompida pela violência e nos convida a agir para que nenhuma outra sofra o mesmo destino”, afirmou Luiza Ribeiro.
Percurso do Banco Vermelho em Campo Grande
A instalação do Banco Vermelho começa na Câmara Municipal de Campo Grande, entre os dias 9 e 13 de outubro, e segue por diversas instituições públicas até o final de novembro, culminando na sede da Conab/MS, durante o início da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
Durante a ação, o banco será acompanhado de placas informativas, adesivos e materiais educativos com os tipos de violência descritos na Lei Maria da Penha, além de informações sobre canais de denúncia como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 190 (emergência policial).
As instituições que participarão da campanha incluem:
Ministério Público do Trabalho/MS (14 a 16 de outubro);
Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) (21 a 23 de outubro);
Reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) (28 a 30 de outubro);
IFMS Campus Campo Grande (4 a 6 de novembro);
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) (11 a 13 de novembro);
Instituto Mirim de Campo Grande (18 a 20 de novembro);
Casa da Mulher Brasileira (25 a 27 de novembro);
Superintendência do Patrimônio da União em MS (SPU/MS);
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Além da instalação física do banco, a ação prevê atividades de sensibilização com servidores e estudantes, distribuição de 4 mil panfletos educativos e a produção de materiais audiovisuais que expliquem a campanha e suas metas. A Conab/MS será responsável pelo transporte do banco entre as instituições e pela impressão dos materiais, enquanto o gabinete da vereadora Luiza Ribeiro coordena a criação e a comunicação da campanha.
“Levar o Banco Vermelho para os espaços públicos é levar uma mensagem de empatia, respeito e conscientização. É um gesto simbólico, mas de enorme poder educativo e social”, reforçou Luiza.
O encerramento da campanha ocorrerá na sede da Conab/MS, integrando a abertura oficial dos 21 Dias de Ativismo — movimento internacional que busca sensibilizar governos e a sociedade para o fim da violência contra mulheres e meninas.
Paulo Victor
Assessoria de Imprensa da Vereadora