01.10.2025 · 4:05 · Vereador Landmark
A programação da Semana da Agroecologia, realizada pelo vereador Landmark Rios (PT), ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (01) com atividades realizadas na Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, no bairro Estrela Dalva, em Campo Grande. O parlamentar escolheu a unidade para esta ação em razão de seu trabalho de conscientização ambiental, já que a escola mantém uma horta pedagógica, que serve de apoio à merenda escolar e de aprendizado para os alunos sobre sustentabilidade.
Pela manhã, os estudantes participaram de uma palestra sobre agroecologia e alimentação saudável, com direito a práticas em laboratório cedidas pelo Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer), da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Ao final, Landmark realizou a entrega de 100 mudas de espécies nativas e frutíferas como pitanga, maracujá, goiaba, tarumã, jamelão e jatobá, que ficarão disponíveis para plantio e doação.
“Aqui é uma escola exemplar. A horta vai para a merenda e, ao mesmo tempo, conscientiza as crianças sobre a importância da agroecologia e de uma alimentação saudável. A mudança começa na base, com os nossos alunos, e iniciativas como essa mostram que é possível produzir com qualidade e sem veneno no prato”, destacou Landmark.
O diretor da escola, Orlando Rodrigues Peralta, ressaltou que a ação contribui para formar consciência cidadã. “Esse projeto é fundamental. Uma escola integral precisa oferecer caminhos que ajudem os alunos a se tornarem vigilantes e conscientes da preservação ambiental. Aqui, a horta e as atividades ajudam até em casa, no cuidado com árvores, no combate às queimadas e à poluição”, afirmou.
O professor Odair José Bacanelli, da Escola Estadual Neyder Suelly, que também participa da programação da semana com o projeto Papel Semente, reforçou a importância da sensibilização. “Poucos alunos hoje têm contato com uma horta em casa, como nossos pais e avós tinham. Mostrar a importância da natureza, da reciclagem e do cuidado com o planeta é plantar uma semente para o futuro”, explicou.
Plantio simbólico no IFMS
Na parte da tarde, Landmark esteve no campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), onde realizou o plantio simbólico de mudas e promoveu a doação de outras 70 mudas. A iniciativa integra a Semana da Agroecologia, criada pelo vereador com o objetivo de estimular o debate sobre produção sustentável, alimentação saudável e valorização da agricultura familiar em Campo Grande.
Realizada em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Prefeitura de Campo Grande, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio do seu Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer), e a concessionária Águas Guariroba, a semana terá programação até o dia 3 de outubro, envolvendo estudantes, técnicos e pesquisadores.
Texto: Renan Nucci
Foto: Pedro Roque