“Muitas pessoas de Campo Grande poderiam ser lembradas. Hoje a gente vai legitimar legados, histórias de quem trabalha em prol da cidade de Campo Grande. Essa é uma forma de você confirmar o trabalho que já existe como a medalha ao Paulo Simões. Independente dos motivos que fizeram essas famílias chegarem em Campo Grande, elas vieram para cá com a intenção de semear, de juntar com a cidade, de crescer na cidade. O secretário Rodrigo Perez é um jovem entusiasta da política, uma revelação do quadro de secretários do governo Eduardo Riedel, e do outro lado o Paulo Simões que tem uma canção de 50 anos, o ‘Trem do Pantanal’”, afirmou o presidente Papy.
Rodrigo Perez Ramos foi homenageado com Título de Cidadão Campo-Grandense pela trajetória profissional e a relevante contribuição ao desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente com impactos diretos e positivos na cidade de Campo Grande. Nascido em Curitiba, Rodrigo formou-se em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e consolidou uma carreira pautada na competência, seriedade e visão estratégica.
Atualmente, exerce a função de Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul (SEGOV), tem liderado iniciativas que transformam a gestão pública sul-mato-grossense, com destaque para a ampliação da transformação digital, a valorização da competência técnica no setor público, a busca por equilíbrio fiscal com responsabilidade social e o estímulo à participação cidadã.
O outro homenageado com o Título de Cidadão Campo-Grandense foi o jurista Luiz Renê Gonçalves do Amaral, em reconhecimento à trajetória acadêmica e profissional marcada pelo compromisso com a justiça, a ética e a valorização da advocacia sul-mato-grossense. Natural de Ponta Porã, Luiz Renê formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consolidou uma carreira jurídica de destaque nacional. Com título de mestre em Direito Penal na Universidade de Salamanca, na Espanha — onde recebeu o Prêmio Extraordinário de Máster. Também tem especializações em Direito Penal Econômico, Direito Tributário e Processo Penal, em instituições renomadas como a Universidade de Coimbra (Portugal) e o Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET).
Sua atuação profissional ultrapassa os limites do exercício da advocacia, tendo exercido funções de liderança e representação em diversas instâncias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), contribuiu ativamente para o fortalecimento do debate jurídico em todo o país como palestrante e debatedor, participando de conferências e congressos nacionais e internacionais, além de fomentar a educação jurídica por meio da Escola Superior da Advocacia.
Papy ainda entregou o Título de Cidadão Campo-Grandense ao economista Vinícius Misael Alves de Lima, pelos relevantes serviços prestados, tanto na área pública quanto no âmbito religioso e comunitário. Natural de Campina Grande/PB, mudou-se para a Cidade Morena em 2004. Mestre em Economia, exerce atualmente a função de Chefe da Unidade de Planejamento e Gestão Orçamentária do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da UFMS. Com seu conhecimento, tem contribuído de forma significativa para a modernização da gestão hospitalar, com destaque para a implementação de ferramentas de Business Intelligence, que aprimoram o planejamento e a aplicação de recursos públicos.
Além de sua atuação técnica e administrativa no setor público, Vinícius se destaca como líder espiritual e comunitário, sendo Pastor Presidente da Igreja Evangélica Verbo da Vida em Campo Grande. Sua trajetória ministerial é marcada pela integridade, compromisso com o ensino da Palavra e dedicação ao bem-estar espiritual das famílias campo-grandenses, especialmente por meio do trabalho realizado como professor no Centro de Treinamento Bíblico Rhema e na Escola de Ministros.
“Mais do que projetos de leis, mais do que discursos, nós celebramos histórias. Histórias reais de pessoas que doam tempo, talento e cuidado por Campo Grande. Gente que faz pela cidade sem esperar nada em troca, gente que inspira. Amo Campo Grande e trabalho por ela. A Câmara é, sem dúvida, o lugar das decisões importantes. Ali, os projetos de leis ganham forma, os assuntos da vida real do campo-grandense são debatidos com seriedade e se tornam em fatos da cidade. Por isso eu falo com convicção: política tem que ser feita com a alma e com verdade. E quando dizemos ‘Câmara presente’ é que não existe representação legítima sem a proximidade, sem o olho no olho, sem o ouvir com atenção. A boa política nasce na escuta e se concretiza na ação e é isso que nós buscamos todos os dias. Estar perto, sentir as dores, ver os sonhos, formar o que é possível em realidade. Muitas vezes o trabalho do vereador é silencioso, mas geram frutos para o futuro da sociedade”, completou Papy.