05.08.2025 · 10:01 · Vereador Ronilço Guerreiro
O vereador Ronilço Guerreiro voltou a defender a transformação da Orla Ferroviária, no trecho que vai da avenida Afonso Pena até a avenida Mato Grosso, em uma grande feira cultural a céu aberto, reunindo gastronomia, representações artísticas e incentivo à economia criativa. A proposta pretende transformar o espaço em um corredor cultural, devolvendo vida a um local que, segundo ele, “tem vocação natural para receber eventos culturais e turísticos”.
Para Guerreiro, além de movimentar o centro da cidade, a ocupação permanente da área com atividades culturais contribui para reduzir índices de violência, além disso esses espaços abandonados acabam se tornando palco para a criminalidade. “Sempre digo que onde não há cultura, a violência vira espetáculo. Precisamos ocupar esses espaços para que eles voltem a ser da população, com suas manifestações artísticas e seja mais um espaço de lazer para o público”, destacou o vereador.
Guerreiro foi um dos idealizadores da Feira Explosão, que acontecia aos sábados na região da Morada dos Baís. “Essa feira é um exemplo da força da ocupação cultural. A feira reuniu empreendedores de artesanato, gastronomia, moda sustentável, se tornando um ponto de encontro, mas faltou mais incentivo, ações culturais para movimentar a comunidade”.
Ronilço ressalta que a ideia vai além de criar um ponto turístico, trata-se de movimentar a economia criativa, abrir espaço para pequenos empreendedores e artistas locais, e valorizar o patrimônio histórico de Campo Grande. Segundo ele, projetos como esse são essenciais para revitalizar áreas centrais e resgatar o hábito das pessoas frequentarem o coração da cidade.
O vereador afirma que seguirá articulando para que a proposta saia do papel e seja incorporada ao calendário cultural da Capital. “Vamos criar movimentos, ouvir a população e os fazedores de cultura e com certeza vamos fazer a transformação da Orla”.
Assessoria de Imprensa do Vereador