terça-feira, 16 de dezembro de 2025

Ronilço Guerreiro, o Vereador dos Livros, celebra tema de redação da UFMS e reforça que a leitura pode transformar vidas

15.12.2025 · 4:07 · Vereador Ronilço Guerreiro

Ronilço Guerreiro, conhecido como o “Vereador dos Livros”, comemorou o tema da redação do passe da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realizado neste fim de semana. O debate: “É possível fazer com que os brasileiros leiam mais?” convidou os estudantes a refletirem sobre os hábitos de leitura no país, o acesso aos livros e o papel da leitura na formação das pessoas.

Para Guerreiro, o fato de a leitura estar no centro do debate em um exame tão importante é motivo de alegria. “É um convite para que toda a sociedade pense em como podemos fortalecer a leitura no Brasil. Ler transforma pessoas, amplia horizontes e abre caminhos para novos sonhos e oportunidades”, destacou Ronilço.

Emocionado, o vereador contou que recebeu mensagens de estudantes que decidiram citar, espontaneamente, projetos desenvolvidos em Campo Grande como exemplo em suas redações. “Fiquei muito feliz ao saber que muitos alunos mencionaram não só a Gibiteca Mais Cultura, que há mais de 20 anos é referência na formação de leitores, mas também as estantes de livros nos terminais, a Freguesia do Livro e as ações como Vanteca e Bike da Leitura que chegam aos bairros e às escolas. Eles disseram que fizeram questão de lembrar desses projetos porque a leitura faz parte da vida deles. Isso é um reconhecimento muito bacana”, afirmou.

Segundo Ronilço, transformar o Brasil em um país de leitores passa por ações simples, mas consistentes, que garantam acesso ao livro desde a infância até a vida adulta. “Precisamos valorizar os espaços públicos de leitura, incentivar doações, criar parcerias com escolas e universidades e, acima de tudo, despertar o amor pelos livros. A leitura precisa estar onde as pessoas estão”, pontuou.

O vereador lembrou ainda que essa sempre foi uma das principais bandeiras do seu mandato. “Livro não muda o mundo sozinho, mas muda as pessoas. E as pessoas mudam o mundo. Saber que jovens usaram nossos projetos como referência em uma prova tão importante me enche de orgulho e reforça que estamos no caminho certo”, concluiu.

A atuação de Ronilço Guerreiro inclui iniciativas como a Gibiteca Mais Cultura, estantes de livros em todos os terminais de ônibus de Campo Grande e projetos itinerantes que levam leitura a diferentes regiões da cidade, contribuindo para a distribuição gratuita de mais de 250 mil livros por ano.

camara.ms.gov.br