14.07.2025 · 5:03 · Vereador Ronilço Guerreiro
Presidente da Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo e coordenador da Frente Parlamentar criada para acompanhar a implantação do Corredor Bioceânico, o vereador Ronilço Guerreiro participou na manhã de hoje da terceira reunião de trabalho para debater os impactos e oportunidades da implantação do Corredor Bioceânico em Mato Grosso do Sul. A atividade também contou com a participação de representantes do Sebrae, OAB/MS, Receita Federal, Prefeitura Municipal, Escritório Estratégico de Tarapacá (Chile) e Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS).
Guerreiro reforçou a importância de garantir que Campo Grande esteja preparada para as transformações econômicas, logísticas e sociais que virão com o novo corredor. Ele também ressaltou o papel do Legislativo municipal nesse processo. “A Câmara precisa ser provocada pelas entidades para levar essas demandas ao Executivo, de forma que possamos criar um ambiente favorável para o Corredor Bioceânico aqui em Campo Grande, incentivando o empreendedorismo e capacitando a população”, afirmou o vereador.
Durante o encontro, foram discutidas ações fundamentais para que a Capital se posicione de maneira estratégica dentro da rota, como a criação de incentivos fiscais para atrair empresas de transporte e logística, instalação de centros de distribuição voltados à importação e exportação, qualificação da mão de obra – especialmente com foco em línguas estrangeiras – e o fortalecimento do setor hoteleiro e turístico nas cidades que compõem o trajeto da rota.
Ronilço Guerreiro também defendeu que a população seja amplamente informada sobre o projeto e suas consequências para a economia local. “A rota precisa ficar clara para a população. É fundamental que ela seja bem divulgada, que as pessoas compreendam o impacto que isso terá na economia de Campo Grande, como criação de empregos e oportunidades de geração de renda. Estamos falando de um avanço gigantesco que pode mudar nossa posição no cenário internacional”, destacou.
Outro ponto levantado durante a reunião foi a importância de retomar as discussões sobre a operação do Porto Seco de Campo Grande, considerado estratégico para viabilizar o escoamento de cargas e consolidar a Capital como ponto logístico essencial no corredor que liga o Brasil aos portos do Chile, passando por Paraguai e Argentina.
A Frente Parlamentar tem realizado encontros para acompanhar de perto cada etapa do processo. “Queremos garantir que Campo Grande seja protagonista desta Rota Bioceânica e que aproveite ao máximo as oportunidades que serão trazidas”, complementou o vereador.
Jakson Pereira – Assessor vereador
Com informações da Assessoria de Imprensa da CMCG.