03.10.2025 · 5:19 · Vereadora Luiza Ribeiro
O vereador Ronilço Guerreiro reforçou, durante a audiência pública: “Revitalização do coração da cidade: Caminhos para a recuperação do comércio e das moradias do Centro”, realizada na manhã de hoje (3), a importância de devolver vida ao Centro de Campo Grande. Autor do projeto que instituiu o Corredor Cultural e Gastronômico, ele destacou que a recuperação da região deve passar pela valorização da cultura, incentivo ao comércio, estímulo à moradia e melhorias na infraestrutura.
“O Centro pulsa esperança, mas precisamos trazer pessoas de volta às ruas, organizar o comércio e fortalecer a diversidade cultural. Não adianta apenas ser bonito, precisa ter vida e incentivos”, afirmou. Guerreiro lembrou que, enquanto bairros como as Moreninhas e Aero Rancho já concentram serviços de saúde, universidades e comércio robusto, o Centro precisa resgatar seu papel como espaço de encontro e convivência da cidade.
“O Corredor Cultural trouxe vida para o centro e hoje é um sucesso. Problema têm? Claro que sim. Mas tem mais acertos do que erros. Esse diálogo que estamos tendo é importante para levantar esses pontos, pois já sabemos que falta estrutura, regularização dos ambulantes, limpeza urbana diária, mais segurança”, ressaltou o vereador que ressaltou: “Mas o centro não é só vida noturna, precisamos pensar nos comerciantes que atuam durante o dia e precisam de apoio”.
Entre as propostas apresentadas, o vereador destacou que será votado na próxima terça-feira projeto de sua autoria que reconhece como área de interesse cultural o trecho da Avenida Calógeras entre a Mato Grosso e a Barão do Rio Branco. A ideia é transformar o local em ponto de encontro, nos moldes de experiências já consolidadas em outras cidades.
Ronilço também lembrou que recebeu R$ 400 mil em emendas federais para a criação de um circuito cultural, ligando o Mercadão Municipal à Orla Ferroviária, passando pelo Camelódromo e pela Morada dos Baís. “O objetivo é movimentar a região com feiras, eventos culturais e incentivo ao empreendedorismo. É uma área tão importante, hoje cheia de usuários de drogas e moradores de rua. Sempre digo que onde não há atrativos culturais a violência vira espetáculo, então vamos mudar essa realidade”.
O vereador defendeu ainda a criação da Calçada das Estrelas da Nossa Terra, que homenageará personalidades culturais sul-mato-grossenses, e a isenção do IPTU para comerciantes que investirem no Centro. Para ele, medidas como essas, somadas à revitalização de praças, banheiros públicos adequados, limpeza noturna e reforço na segurança, são fundamentais para consolidar a ideia de um “shopping a céu aberto”.
Guerreiro também mencionou a necessidade de debater os corredores de ônibus em parceria com empresários e a população, ressaltando que qualquer solução para a mobilidade deve ser construída coletivamente. “Sou a favor do transporte coletivo qualificado, mas precisamos pensar juntos em como estruturar”, disse.
Ao final, o vereador destacou que seu compromisso é fazer da região central um espaço de encontro, convivência e circulação de pessoas. “Temos boas iniciativas, como o Viva Centro da Prefeitura, mas precisamos integrar cultura, comércio e moradia. Só assim o coração da cidade vai voltar a pulsar”, concluiu.