19.11.2025 · 8:27 · Eventos
A formatura do Pronto Pro Trabalho, parceria da Câmara Municipal de Campo Grande com o Senai/Fiems, reuniu histórias de esperança, que encontraram nos cursos de qualificação a oportunidade de transformar futuros e melhorar de vida. Início de novo empreendimento, renda extra, novo emprego ou melhora da autoestima são alguns dos relatos.
Teodózio e Márcia finalizam os últimos detalhes para abrir uma marcenaria; Roseli, após 11 anos na confeitaria, decidiu se aventurar no universo dos salgados; Fernanda, de apenas 15 anos, já começa a dominar a arte de fazer pães em busca de sua própria renda; as irmãs Sônia e Suzi encontraram no curso uma forma de complementar a aposentadoria e, sobretudo, de atravessar o luto; e Iraci, ao ver a oportunidade brotar perto de casa, planeja empreender ao lado das amigas.
Na noite de quarta-feira, 19, foram entregues certificados da capacitação, durante cerimônia na Casa de Leis (veja mais sobre o evento aqui). Na primeira fase, 449 pessoas foram capacitadas em cursos gratuitos, nas vagas disponibilizadas por meio da Câmara Municipal e executadas pelo Senai/Fiems. Novas trajetórias, que começam a ser transformadas por meio das qualificações.
Casados há 32 anos, Teodózio Moraes e Márcia Dolores Lopes fizeram o curso de Marcenaria, com a meta de abrir o próprio negócio de móveis planejados. “Vamos abrir nossa marcenaria depois desse curso. Eu já gostava da área e agora me apaixonei ainda mais”, disse Teodozio. Eles já estão comprando maquinário e pretendem iniciar 2026 já com o novo empreendimento. “De tanto acompanhar meu marido mexendo com marcenaria, acabei me interessando também e vimos nesse curso uma oportunidade”, conta Márcia.
Já a confeiteira Roseli da Silva Vieira viu nos cursos a chance de aprender ainda mais. Ela trabalha há 11 anos como confeiteira em uma padaria e a qualificação ajudou a melhorar sua técnica. “Amei os cursos e a chance de aprender mais. Quero buscar outros ainda para aprender em outras áreas”, conta. Além da parte de doces, Roseli aprendeu na qualificação a fazer salgados, pães, chocotones e visualiza novas oportunidades.
Com apenas 15 anos, Fernanda Gabrielly Barbosa Nogueira já incrementou o currículo com o curso de panificação e começou a produzir os pães em casa. “Eu soube pela internet e avisei minha mãe que tinha interesse no curso. Já estou fazendo em casa e a ideia é começar vendendo para os familiares, para as pessoas mais próximas para depois pensar em algo maior”, contou.
As irmãs Sônia Regina Passiani, 63 anos, e Suzi Aparecida de Carvalho, 65 anos, contam que o curso as ajudou a superar um momento difícil, diante do falecimento da mãe, que ocorreu há alguns meses. “Me ajudou demais. Eu estava em uma depressão, com uma tristeza profunda pelo falecimento da nossa mãe, e o curso me ajudou a destravar, a tirar esse sentimento que estava em mim”, conta Sônia.
Pães, pizzas, esfirras, docinhos, panetones e chocotones estão na lista de aprendizados de Sônia e Suzi. As receitas são degustadas pelos familiares, mas já há a meta de empreender e complementar a renda da aposentadoria. “Estamos já testando as receitas e queremos fazer os cursos de precificação e de manipulação de alimentos pensando nas vendas, de repente até para os vizinhos. Ocupa nossa mente e ajuda na renda”, conta Suzi.
Já a professora Iraci Sardinha, 56 anos, agradeceu a oportunidade de fazer o curso perto de casa, na região do Jardim Seminário, na carreta do Senai/Fiems. “Foi uma experiência maravilhosa, nem acreditei quando vi que poderia fazer o curso perto da minha casa”, disse. A meta agora é continuar aprendendo no curso de panificação. “Tenho amigas que também fizeram o curso. A ideia é nos unirmos e começarmos a empreender”, disse, sobre um dos planos com o novo conhecimento adquirido.
Quem ficou interessado no aprendizado e nos novos começos proporcionados pela parceria do Pronto Pro Trabalho pode se cadastrar pelo link https://sistemafiems.ms.senai.br/pronto-pro-trabalho
Fotos Izaias Medeiros
Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal








