terça-feira, 19 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Presidente Papy homenageia Verruck com Medalha Legislativa em comemoração aos 50 anos da Embrapa Gado de Corte

Na Sessão Solene de Outorga da Medalha Legislativa “Afonso Nogueira Simões Corrêa”, em comemoração aos 50 anos da Embrapa Gado de Corte, realizada pela Câmara Municipal de Campo Grande nesta segunda-feira (18), o vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, presidente da Casa de Leis, homenageou o secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

“Os amigos da Embrapa Gado de Corte tem sido referência nacional a respeito da boa produção da carne bovina e tem exportado tecnologia, ciência das nossas produções locais aqui no Mato Grosso do Sul. A Embrapa fica em Campo Grande e tem nutrido os rebanhos do nosso Estado com a melhor tecnologia,genética, e melhoramento da carne, para quando chegar no prato do consumidor, chega uma carne de qualidade, aquela carne sul-mato-grossense original, que você sabe diferenciar que é uma carne legítima aqui das nossas terras. Isso tem a ver com o trabalho científico de pesquisa que a Embrapa desenvolve nesses 50 anos”, afirmou Papy.

Com doutorado pela Universidade Complutense de Madrid, na Espanha, em gestão e políticas públicas, Verruck construiu uma carreira sólida ao ocupar cargos de destaque, como diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), diretor-presidente do Imasul e diretor regional do Senai-MS. Além disso, atuou como professor de economia na UCDB e na FGV. Como atual Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, tem se destacando pela vasta experiência em desenvolvimento territorial e formulação de políticas públicas.

Verruck aproveitou a homenagem para fazer uma reflexão sobre o momento que a pecuária brasileira enfrenta. “Acho que esse é  um momento de tentar pensar o que seria da pecuária brasileira 50 anos depois sem efetivamente o papel da Embrapa. E não é que elas são conjuntas, na verdade, a pecuária brasileira é aquilo que efetivamente a Embrapa Gado de Corte conseguiu produzir, seja na melhoria de pastagem, melhoria genética, nas tecnologias, manejo. Se a pecuária brasileira está onde está hoje, é porque exatamente as pessoas que estão aqui hoje sentadas e várias não estão mais conosco, mas tiveram um papel fundamental. Quando a gente olha de um país exportador, um país global. É uma pecuária competitiva. Aquele que é criticado, aquele que é olhado é porque é competitivo. Se a gente tivesse uma pecuária atrasada, provavelmente nós não teríamos crítica nenhuma”, destacou o secretário.

A solenidade foi proposta pelo vereador Dr. Jamal e homenageia personalidades que, reconhecidamente, tenham prestado relevantes contribuições para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias inovadoras na área da pesquisa agropecuária.

Homenagem

A denominação da Medalha homenageia Afonso Nogueira Simões Corrêa, natural de Maracaju. Ele é graduado em Agronomia, com pós-graduação em Zootecnia. Faleceu em Campo Grande no dia 18 de março de 2016, aos 94 anos. Técnico de reconhecida competência, foi funcionário concursado do Ministério da Agricultura, onde exerceu diversas funções de chefia e cargos em comissão.

Liderando um grupo técnico composto por funcionários do Instituto de Pesquisa e Experimentação Agropecuária do Oeste (IPEAO), Afonso Nogueira Simões Corrêa foi autor de documento com exposição de motivos, com base no qual, o Presidente Geisel decidiu pela indicação de Campo Grande como sede do Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte da Embrapa, instalado a partir do dia 18 de agosto de 1975. A partir de 12 de maio de 1980 passou prestar serviços à Embrapa Gado de Corte, como assessor técnico, função que exerceu até a sua aposentadoria.

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas