domingo, 6 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Prefeitos aumentaram os gastos fixos em 2022 poderão fechar o ano de 2023 no vermelho

A Confederação Nacional dos Municípios está convocando os prefeitos para mais um manifesto em Brasília, visando solucionar, ou amenizar a crise que se instala em grande parte dos municípios brasileiros. Mato Grosso do Sul está com 37 prefeituras que já estão com dificuldades e os prefeitos estão com receio de não conseguirem fechar as contas em dezembro.

Segundo o Presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Receita, Fazenda e Finanças do Mato Grosso do Sul – CONFAZ-M/MS, Secretário Municipal de Finanças e Orçamento de Chapadão do Sul, Itamar Mariani, muitos dirigentes políticos não estimaram a possibilidade da queda de arrecadação e assumiram custos fixos em 2022 e agora estão com dificuldades em cobri-los.

Em entrevista à Jovemsul TV, o Presidente Itamar Mariani ressaltou a necessidade de cortes de gastos imediatos que podem atingir até as folhas de pagamentos, que com a queda na arrecadação, ultrapassam o limite constitucional global de 60% da receita corrente líquida.

Em todos os cenários levantados pela CNA, pode ser evidenciado o pessimismo em relação aos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, embora o Governo Federal esteja com planejamento para realizar compensação nos próximos três anos.

De acordo com a CNA, o acumulado de setembro de 2023 registra queda de 24,44% na comparação com o mesmo período do ano passado, dados levantados com informações da Secretaria do Tesouro Nacional.

Veja abaixo a reportagem realizada com Itamar Mariani em Chapadão do Sul.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

É permitida a reprodução ou divulgação, em outros órgãos de comunicação, de notícias ou artigos publicados nesta website, desde que expressamente citada a fonte, ficando aquele que desatender a esta determinação sujeito às sanções previstas na Lei nº 5.259/1967 (Lei de Imprensa)

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas