terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Por telefone, Lula e Macron conversam sobre criação de Conselho da Paz

O presidente Lula recebeu, na manhã desta terça-feira (27), um telefonema do presidente francês, Emmanuel Macron. Em ligação de cerca de uma hora, os dois líderes conversaram sobre a proposta de criação de um conselho de paz comandado pelos Estados Unidos.

Segundo nota do governo brasileiro, Lula e Macron defenderam o fortalecimento das Nações Unidas e que iniciativas ligadas à paz e à segurança devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança da ONU e aos princípios da carta das Nações Unidas.

Lula foi um dos líderes convidados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o Conselho da Paz, mas não respondeu ao convite e chegou a criticar a iniciativa.

Venezuela

Em relação à invasão da Venezuela pelos Estados Unidos e o sequestro do presidente Nicolás Maduro, os dois presidentes trocaram impressões e concordaram com a importância de se manter a paz e a estabilidade na América do Sul e no mundo.

Acordo Mercosul-União Europeia

O presidente Lula reafirmou ainda que o acordo Mercosul-União Europeia é positivo para os dois blocos e contribui para o multilateralismo e o comércio baseado em regras. A França é contrária a assinatura do acordo comercial, alegando prejuízos para seus produtores agrícolas.



Fonte: Radioagência Nacional – EBC