16.07.2025 · 7:15 · Vereador Dr. Lívio
Os peritos criminais da Divisão de Química e Toxicologia (DQT) do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF) do Mato Grosso do Sul foram homenageados com uma Moção de Congratulação concedida pela Câmara Municipal de Campo Grande. A honraria foi proposta pelo vereador Dr. Lívio, que também é perito médico legista e reconhece a relevância do trabalho desenvolvido pelo instituto no âmbito da Polícia Científica de Mato Grosso do Sul .
A homenagem se deu em razão do excelente desempenho da equipe da DQT que pelo quarto ano consecutivo alcançou o desempenho máximo na 4ª Rodada do Ensaio de Proficiência em Drogas, promovido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), em parceria com o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), por meio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
O programa reuniu 60 laboratórios forenses de todo o país para testar a precisão das análises em situações que simulam o dia a dia da perícia e os peritos criminais da DQT, voltaram a ser destaque nacional pelo excelente desempenho.
Além da moção coletiva à equipe do instituto, a diretora do IALF, Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, também foi homenageada individualmente com uma Moção de Congratulação por sua trajetória e notável contribuição à Polícia Científica de Mato Grosso do Sul. Servidora desde 1994, Josemirtes é considerada uma das pioneiras da perícia criminal no Estado. Foi fundamental para a criação do primeiro laboratório de DNA forense de MS, tornando o Estado um dos cinco primeiros do Brasil a contar com estrutura própria para esse tipo de análise.
À frente do IALF — responsável por perícias nas áreas de biologia, bioquímica, física, química e toxicologia — a diretora se destacou por liderar avanços técnicos e estruturais que consolidaram o instituto como referência nacional na análise de drogas ilícitas. “Josemirtes representa um exemplo de dedicação, competência e visão institucional. Sua atuação tem elevado o nome da perícia criminal de Mato Grosso do Sul a níveis de excelência”, declarou o vereador Dr. Lívio.
O reconhecimento reforça a importância da valorização dos profissionais da Polícia Científica e do investimento em infraestrutura e capacitação técnica para a promoção da justiça e da segurança pública.
Assessoria de Imprensa do Vereador