Mato Grosso do Sul encerrou nesta sexta-feira a programação do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), encontro que reuniu representantes de 25 estados brasileiros, entre gestores, especialistas e equipes técnicas de todo o país para debater caminhos voltados ao fortalecimento do planejamento governamental e à modernização da gestão pública.
Realizado ao longo de três dias, o evento consolidou-se como um importante espaço de diálogo entre os estados para a troca de experiências, alinhamento de estratégias e construção de soluções capazes de aprimorar a capacidade de planejamento e de entrega das políticas públicas.

A programação abordou temas estratégicos para o futuro da administração pública, como transformação do Estado, modernização da gestão pública, reforma tributária e planejamento governamental, além de discussões sobre instrumentos de gestão fiscal e sustentabilidade das contas públicas, incluindo o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
O encontro também foi marcado pela integração entre diferentes redes nacionais de gestão pública, reunindo lideranças do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) e do próprio Conseplan, reforçando a importância de alinhar planejamento, gestão administrativa e política fiscal para ampliar a eficiência do setor público.
Entre os destaques da programação esteve a realização da plenária de conselheiros do fórum, momento reservado para o diálogo entre os secretários estaduais sobre pautas estratégicas do planejamento público no país. A atividade contou com a participação do secretário Rodrigo Perez, gestor da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul.
A participação de Mato Grosso do Sul também contou com a apresentação do secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, que apresentou boas práticas desenvolvidas no estado.
Durante sua exposição, Thaner detalhou o programa MS Ativo Municipalismo, iniciativa que fortalece a parceria entre o Governo do Estado e os municípios por meio de planejamento conjunto, definição de prioridades regionais e apoio à execução de obras e políticas públicas. O programa tem contribuído para ampliar a capacidade de investimento local e garantir que as ações do Estado estejam alinhadas às demandas das cidades.
A iniciativa ganhou reconhecimento nacional ao receber o Prêmio Excelência em Competitividade, concedido a políticas públicas que se destacam pela inovação e pelos resultados alcançados na gestão pública.
O secretário-executivo destacou a relevância do fórum para o fortalecimento das políticas públicas e da cooperação entre os estados.
“Receber representantes de praticamente todo o país em Mato Grosso do Sul reforça a importância do diálogo entre os estados. O fórum é um espaço de construção coletiva, onde compartilhamos boas práticas, debatemos desafios comuns e avançamos em soluções que fortalecem o planejamento público e a capacidade de entrega do Estado à sociedade”, afirmou Thaner.
Responsável por mediar os debates que integraram a programação de quinta-feira do Fórum, a secretária-adjunta da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, Ana Nardes, destacou a importância das áreas responsáveis pelo planejamento, pela administração e pela organização da gestão pública para o funcionamento do Estado.
“As áreas de planejamento, administração e finanças são áreas-meio, mas absolutamente estratégicas para o funcionamento do Estado. É a partir delas que conseguimos estruturar dados e apoiar os gestores na tomada de decisão, tanto para o cumprimento dos planos de governo quanto para a construção de políticas públicas mais eficientes. Fóruns como este fortalecem esse compromisso e ampliam a troca de experiências entre os estados”, destacou.
Ao sediar o fórum, Mato Grosso do Sul reafirma seu protagonismo no debate nacional sobre planejamento governamental, inovação na gestão pública e cooperação federativa, contribuindo para o desenvolvimento de políticas mais eficientes e orientadas a resultados para a população.
Elaine Paes, Comunicação Segov
Fotos: Ed Machado
Fonte: Governo do Estado de MS







