quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

MS aparece como segundo estado com melhor taxa de investimentos do Brasil

Um levantamento da organização Centro de Liderança Pública (CLP) mostrou que Mato Grosso do Sul apresenta a segunda melhor taxa de investimentos do Brasil, com 18,16%, ficando apenas atrás de Alagoas, com 18,50%.

Para chegar a este número, o levantamento leva em conta a relação entre investimento liquidado e receita corrente líquida, e está relacionado à Solidez Fiscal, que aponta para quais estados têm uma gestão fiscal responsável, mantendo, por exemplo, gastos com pessoas sob controle.

Em seu Instagram, o governador Eduardo Riedel comemorou a classificação de MS, e destacou que a “capacidade de investir é o que permite impulsionar o nosso crescimento econômico e melhorar a vida das pessoas”. “É desta forma que vamos continuar trabalhando para que o estado desenvolva por completo, gerando oportunidades para todos”, publicou o governador.

Foram levantados os dados de investimentos nos setores de Infraestrutura; Sustentabilidade Social; Segurança Pública; Educação; Solidez Fiscal; Eficiência da Máquina Pública; Capital Humano; Sustentabilidade Ambiental; e Potencial de Mercado e Inovação.

Em um período de três anos, o Estado viu um aumento de 227% dos investimentos públicos estaduais, que passaram de R$ 996 milhões em 2020 para a marca de R$ 3,2 bilhões no ano passado, colocando MS acima da média nacional, quando avaliado o investimento per capita.

“Isto significa que o orçamento não está sendo consumido só para custeio, mas para melhorar a vida das pessoas. Permite gerar competitividade para os negócios, garantir infraestrutura de qualidade, em obras em rodovias, casas, escolas, hospitais, delegacias, habitação, dando o suporte necessário para o crescimento do Estado”, disse Riedel sobre a classificação.

Reportar Erro


Fonte