Enquanto o governo aguarda a votação da PEC da Segurança Pública, no Congresso, o presidente Lula afirmou nesta sexta-feira (6) que, caso a proposta, que cria o Sistema Único de Segurança Pública, seja aprovada, ele vai criar o Ministério da Segurança Pública.

“Nós sabemos que a segurança pública é um problema no país. Eu tô com a PEC no Congresso Nacional para definir qual é o papel da União na segurança pública, porque pela Constituição a segurança pública é da responsabilidade do Estado. A União cuida da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. E se a PEC for aprovada, eu vou criar o Ministério da Segurança Pública. Mas vai ter que ter dinheiro para a gente resolver esse negócio”.
No fim de janeiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta chegou a dizer que a PEC pode ser votada após o carnaval, depois de passar na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da casa.
Novo PAC Saúde
A declaração de Lula foi feita em Salvador, durante evento em que ele pediu apoio dos parlamentares presentes para a aprovação da proposta. Na mesma cerimônia, o presidente Lula anunciou investimentos que passam dos R$ 800 milhões do Novo PAC Saúde para a Bahia.
Ao lado de integrantes do governo e de autoridades locais, Lula confirmou a compra de 2,1 mil veículos para o transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Presente na cerimônia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, detalhou que serão 700 micro-ônibus, 700 vans e 700 ambulâncias, com prioridade para pacientes com câncer.
“Com acessibilidade, com conforto, com condição adequada para o motorista, com direito a acompanhante, para que qualquer pessoa que tenha que fazer uma hemodiálise, um tratamento do câncer, uma consulta ou um exame especializado em outra cidade, possa o município oferecer essa condição de transporte para as pessoas. É reconhecer que a saúde é cuidada a partir do momento que a pessoa sai da casa dela. Ela tá sendo entregue pro SUS.”
Os veículos fazem parte do Caminhos da Saúde, um braço do programa Agora Tem Especialistas. Ainda em Salvador, Lula assinou o contrato de compra de 80 tomógrafos, aparelhos usados para tomografia.
Além disso, foram entregues mais de mil jogos de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde do estado; 107 novas ambulâncias, 32 Unidades Odontológicas Móveis e mais de 500 kits de telessaúde.
Para essas ações, foram investidos, segundo o governo, mais de R$ 300 milhões.
O presidente também assinou a autorização para a construção de três novas policlínicas regionais na Bahia.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC







