Entre as propostas que serão avaliadas pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande na sessão ordinária de amanhã está a votação do parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final ao Projeto de Lei n. 11.555/25, que torna obrigatória a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas dependências e cercanias de todas as escolas municipais de Campo Grande. A proposta é do vereador André Salineiro, assinada também pelo vereador Rafael Tavares. Em Plenário, será votado apenas o parecer da Comissão, mantendo ou não a tramitação da proposta, que depois será colocada em votação no Plenário. Serão ainda avaliadas outras propostas e um veto estão pautados para discussão
Em segunda discussão, será votado o Projeto de Lei 11.127/23, que modifica o nome da Rua Monsenhor, situada no Bairro Jardim Aero Rancho, para Rua Vereador Edson Shimabukuro, no trecho entre a Rua Monsenhor Sarriom (quadra 73) e a Rua Charlote (quadra 31). Essa alteração, proposta pelo vereador Professor Juari e assinada também pelo vereador Dr. Jamal, visa corrigir transtornos enfrentados pelos moradores. Conforme a justificativa, a Rua Monsenhor Sarrion muda de sentido logo após a Rua Capitalista (quadra 73) e há confusão na numeração de imóveis. A proposta busca homenagear Edson Shimabukuro, conhecido como My Body, engenheiro e vereador de 2013 a 2016, que faleceu em 2023.
Também será votado veto parcial ao Projeto de Lei 11.399/24, que dispõe sobre o direito da pessoa com transtornos mentais a ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão de suporte emocional, em Campo Grande. A proposta é do vereador Ronilço Guerreiro. O veto refere-se a apenas um artigo da proposta, que estabelece multa a ser definida pelo Executivo.
Em única discussão, também será votado o Projeto de Resolução 543/23, do vereador Junior Coringa, que dispõe sobre a Sessão Solene em comemoração ao Dia Municipal do Protetor dos Animais”, comemorado no dia 10 de agosto.
Já em primeira discussão, os vereadores votam o Projeto de Lei 11.443/24, que denomina “Praça Humberto de Alencar” a praça localizada no parcelamento da Vila Palmira, Bairro Santo Amaro, entre as quadras 57, 50 e 51, tendo como limites as ruas Constantinopla e Guiratinga e a Avenida Aeroporto. A proposta é da vereadora Luiza Ribeiro e busca homenagear o professor Humberto de Alencar, por suas contribuições na área da educação e direitos humanos.
Também será votado, em primeira discussão, o Projeto de Lei 11.617/25, que institui o Dia Municipal dos Aventureiros, a ser comemorado no dia 18 de maio de cada ano. A proposta é do vereador Leinha, com objetivo de reconhecer e valorizar as atividades realizadas pelas crianças que participam do Programa Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Palavra Livre – A sessão contará ainda com a presença do coordenador do Fórum das Entidades de Assistência Social, Mário de Freitas, que falará na Tribuna sobre a importância das emendas parlamentares para as instituições e sobre o veto total da prefeitura ao projeto que regulamentava a destinação de R$ 8,7 milhões para investimentos sociais. O convite para falar do tema foi feito pelo vereador Landmark e pela vereadora Luiza Ribeiro.
A sessão ordinária inicia às 9 horas, na Câmara Municipal e pode ser acompanhada presencialmente, pela TV Câmara no canal 7.3 ou pelo Youtube da Casa de Leis.
Milena Crestani
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal