21.08.2025 · 10:41 · Vereador Landmark
O vereador Landmark Rios (PT) recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (21), Tereza de Oliveira Teixeira, presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Campo Grande (Caisan-CG), e Renata Marques Nogueira Fraga, secretária-executiva do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan).
A visita teve como objetivo formalizar o convite para que o vereador participe do 3º Encontro Nacional do Alimenta Cidades, que acontece de 22 a 24 de setembro, em Belo Horizonte (MG). O evento reunirá representantes de diversos municípios para discutir avanços e estratégias nacionais de segurança alimentar e nutricional.
De acordo com Tereza, Campo Grande foi selecionada para participar do programa nacional Alimenta Cidades e apresentará no encontro um conjunto de eixos estratégicos construídos durante a oficina municipal realizada no início do ano.
“Nós solicitamos essa agenda com o vereador porque ele está totalmente ligado à segurança alimentar. Campo Grande fez a adesão ao Alimenta Cidades e vamos representar o município em Belo Horizonte, levando as propostas definidas para o plano municipal. Entre as metas estão a criação de uma central de recebimento e distribuição da agricultura familiar para o PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar], hortas pedagógicas nas escolas municipais, a política municipal de segurança alimentar e nutricional e o fundo municipal de segurança alimentar e nutricional”, explicou Tereza.
Landmark destacou a importância da interlocução entre sociedade civil e Poder Legislativo e reafirmou seu compromisso com a pauta. “Fico honrado com o convite e reforço que nosso mandato seguirá atuando em defesa da segurança alimentar e nutricional em Campo Grande. Recentemente, aprovamos a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar e continuaremos apoiando iniciativas que fortaleçam a agricultura familiar, a produção saudável e a proteção da população mais vulnerável”, afirmou o vereador.
Trabalho em construção coletiva
A secretária-executiva do Comsan, Renata Fraga, ressaltou que o plano municipal de segurança alimentar está sendo elaborado a várias mãos, em diálogo constante entre entidades, conselhos e o poder público.
“Estamos construindo um plano com duração de 4 anos, fundamentado nas reais necessidades de Campo Grande. O trabalho envolve agricultura familiar, rede de proteção social e promoção da alimentação adequada e saudável, sempre considerando o que é possível executar de forma concreta. Campo Grande tem se destacado nacionalmente com a adesão ao Alimenta Cidades, mostrando que estamos avançando e nos tornando referência até mesmo em relação a outras capitais”, disse Renata.
Foto: Pedro Roque
Renan Nucci
Assessoria de Imprensa do Vereador