03.10.2025 · 5:16 · Vereador Landmark
Durante a programação da Semana da Agroecologia, o vereador Landmark Rios (PT) protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 11.632/2025, que institui oficialmente a Semana Municipal de Incentivo à Agroecologia em Campo Grande. A proposta prevê que, todos os anos, na primeira semana de outubro, sejam realizadas atividades educativas, feiras, rodas de conversa, apresentações culturais e trocas de sementes e mudas, sempre com o objetivo de valorizar a agricultura familiar, incentivar práticas sustentáveis e promover uma alimentação saudável livre de agrotóxicos.
Landmark destacou que o projeto transforma em política pública permanente uma mobilização que já começou a dar resultados. “Queremos transformar em lei o que já estamos construindo na prática, com políticas públicas que incentivem a agroecologia, fortaleçam a agricultura familiar e aproximem a população urbana e rural dos benefícios de uma alimentação mais saudável. É um passo importante para garantir mais vida e menos doenças para a nossa gente”, afirmou o parlamentar.
Na justificativa, o projeto ressalta que a agroecologia é fundamental para a preservação ambiental e para o desenvolvimento sustentável, além de promover inclusão social e geração de renda, especialmente para os pequenos produtores. A Semana será um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento da agricultura familiar, ampliando o debate sobre a importância de alimentos saudáveis e do cuidado com o meio ambiente.
A proposta foi apresentada como parte da programação que já está em andamento desde o dia 29 de setembro. A abertura ocorreu na Escola Estadual Neyder Suelly Costa Vieira, no bairro Aero Rancho, onde alunos participaram de palestras, atividades em laboratório, compostagem e plantio de mudas com o apoio da professora Letícia Messias. No dia seguinte, o vereador anunciou o protocolo do projeto de lei, e na quarta-feira a mobilização passou pela Escola Municipal Consulesa Margarida Maksoud Trad, pela manhã, com apoio do diretor Orlando Rodrigues Peralta, e seguiu à tarde para o campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, em parceria com o diretor Dejahyr Lopes Junior.
Na quinta-feira, a semana avançou para o Mercado Escola da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde Landmark participou de uma roda de conversa com professores, técnicos, alunos e produtores da agricultura familiar sobre o papel da agroecologia no futuro sustentável da cidade. Já nesta sexta-feira (03), o encerramento ocorreu na Agrovila Campão Orgânico, onde vivem mais de 200 famílias. O evento reuniu pesquisadores da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), por meio do Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer), em palestras sobre biotecnologia, biodiversidade e plantio de espécies como pitaya, e terminou com a doação e o plantio de mudas nativas e frutíferas, em uma ação apoiada pela liderança comunitária Emília Diniz.
Texto: Renan Nucci
Foto: Pedro Roque