18.08.2025 · 3:56 · Vereador Landmark
O vereador Landmark Rios (PT) dedicou o fim de semana ao diálogo com famílias acampadas em Campo Grande. No sábado (16), ele esteve no Acampamento Egídio Brunetto (MST). Já no domingo (17), participou de um evento em alusão ao Dia dos Pais no Acampamento Ercília Ozorio (CUT), onde reforçou a importância da organização política dos acampados e da defesa permanente da reforma agrária.
Durante a atividade, o acampamento também recebeu a unidade móvel do Sinticop-MS (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral), presidido por Walter Vieira, que realizou atendimentos odontológicos aos moradores.
Em sua fala, Landmark destacou a luta e a resistência das famílias acampadas. “A resistência de vocês, a permanência de vocês, tem que ser uma luta política. A luta é permanente e vocês têm que estar unidos, organizados politicamente pela reforma agrária e pela agricultura familiar. (…) Hoje nós temos um país dividido, com muita pressão contra a reforma agrária. Mas ela precisa acontecer. A agricultura familiar é responsável por mais de 60% da produção que chega às nossas casas. É estratégica para erradicar a fome. Por isso, defendo a criação de um Cinturão Verde em Campo Grande, para assentar 600 famílias e abastecer a cidade com alimentos saudáveis e de qualidade”.
O vereador lembrou ainda de iniciativas já apresentadas em seu mandato. “Nestes primeiros meses, criamos o Selo da Agricultura Familiar para dar visibilidade aos pequenos produtores, propusemos a regularização das hortas urbanas e periurbanas e incluímos na LDO recursos para garantir projetos ligados à reforma agrária e segurança alimentar”.
A liderança quilombola Adriana, coordenadora do Acampamento Ercília Ozorio, ressaltou a importância da presença de parlamentares no local. “Nosso acampamento busca a reforma agrária popular e reúne indígenas, quilombolas, imigrantes e trabalhadores que querem viver da agricultura familiar e da economia solidária. Muitas vezes não temos acesso à saúde, educação ou alimentação adequada. Quando um vereador como o Landmark vem até nós, ouvir nossas demandas com sensibilidade, sentimos que existimos e que nossa voz chega além do acampamento”, disse.
Adriana destacou ainda que a luta das famílias é por terra, dignidade e condições de produzir. “Agradecemos o olhar voltado para a agricultura familiar e o Cinturão Verde defendido pelo vereador. Precisamos de mais pessoas comprometidas com o campo e com a reforma agrária popular”.
Texto: Renan Nucci
Foto: Pedro Roque