segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Jean destaca importância de ações esportivas da comunidade LGBTQIA+

Fim de semana teve Gaymada e Amistoso da Diversidade

O vereador Jean Ferreira (PT) declarou, nesta segunda-feira (8 de setembro), que eventos esportivos são iniciativas de extrema importância para a comunidade LGBTQIA+ em Campo Grande. No último sábado (6) ocorreu a Gaymada da Diversidade e o amistoso entre times de futsal formados por homens trans e transmasculinos.

A partida de futsal teve iniciativa do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat). Já a Gaymada foi organizada pelo mandato da deputada federal Camila Jara (PT). Ambos contaram com o apoio de entidades, como a Defensoria Pública da União (DPU), a Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a Associação de Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul (ATTMS), o setorial LGBT do Partido dos Trabalhadores, o coletivo TransPor, a Coletiva De Trans Para Frente, a ONG Elas Podem, o Instituto Jordão Santana, o Ponto Bar e o Pagode na Pele. Jean apoiou os eventos com destinação de recursos e divulgação.

Futsal transmasculino

No Amistoso da Diversidade, a equipe paulistana Spartanos venceu a campo-grandense Araras Trans por 4×1 no ginásio Moreninho. Mesmo sem a vitória do time local, o vereador ressalta que o mais importante foi a iniciativa do evento. “O resultado do jogo não é tanto o foco. O que foi feito é histórico. Uma partida inédita entre times formados por pessoas transmasculinas, um recado de que o futebol também é um espaço a ser ocupado”, afirma Jean.

O vereador não deixa de destacar o gol do atleta The Toledo, que marcou o único do Araras Trans. “Mesmo com o Spartanos sendo uma equipe mais consolidada, que tem rodado o Brasil com frequência, ainda tivemos um golaço do nosso craque, o que já mostra a força do nosso time local”, pontua Jean. “Nossos meninos foram muito bem. É só o início de uma trajetória vitoriosa para esse time que traz tanta representatividade”, finaliza.

Na mesma linha, o capitão do Araras Trans, e conselheiro do Ibrat-MS, Luan Silva, reforça a importância do evento para a comunidade. “A realização desse amistoso, específico para homens trans e transmasculinos, é algo que vai um pouco além do esporte. É criar um espaço mesmo, que a gente se encontra, um espaço de visibilidade”, afirma. “Muitos de nós, antes da transição, jogamos em times profissionais, de quadra, de campo, e a gente teve que parar com essa profissão, tivemos que parar de jogar por fazer a transição”, destaca Luan.

“Quando a gente opta por essa transição,  o espaço do futebol feminino já não nos cabe mais, porque não é mais àquele espaço que a gente pertence”, pontua o capitão do time. “É o futebol masculino o espaço ao qual a gente pertence, mas que não nos aceita enquanto pessoas trans. Então ele quebra esse estigma. É sobre resistência, sobre visibilidade, sobre pertencer a esse espaço. Esse amistoso foi mais do que uma competição, foi uma celebração da nossa existência, do apoio uns com os outros, construir referências positivas para que as próximas gerações consigam também ocupar esse espaço”.

Jogando queimada pela diversidade

Já na Gaymada, realizada na Orla Morena, o mandato do vereador não apenas contribuiu com recursos e prestigiou o evento, como também participou. O Time Jean ficou em terceiro lugar. A competição foi vencida pela equipe Power, tendo o time Coronel & Seus Soldados na segunda colocação.

“A competição já virou tradição em Campo Grande”, afirma Jean sobre a Gaymada, que chegou à sua quarta edição. “Na primeira edição, em 2022, participei como competidor e ficamos em segundo lugar com a equipe Bad Girls”, pontua o vereador. Naquele ano, a Gaymada foi conquistada pelo time As Usurpadoras.

Norberto Liberator
Assessoria de Imprensa do Vereador

Foto: Lucas Balds

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas