quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Dr. Lívio integra Comissão criada pela Câmara para revisão do IPTU 2026

06.01.2026 · 9:53 · Vereador Dr. Lívio

Mesmo durante o recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Campo Grande demonstrou compromisso com a população ao realizar, nesta segunda-feira (5), uma reunião extraordinária para discutir os aumentos considerados abusivos no IPTU 2026. Entre os parlamentares que tiveram participação ativa no encontro, destacou-se o vereador Dr. Lívio, que atuou diretamente na construção do diálogo com a sociedade civil e na definição dos encaminhamentos legais.

A reunião resultou na criação de uma Comissão Técnica Especial, formada para apurar possíveis ilegalidades na cobrança do imposto e buscar soluções que garantam os direitos dos contribuintes campo-grandenses. A Comissão é presidida pelo vereador Rafael Tavares e conta com a participação dos vereadores Dr. Lívio, Neto Santos, Leinha, André Salineiro, Luiza Ribeiro, Veterinário Francisco e Beto Avelar.

Dr. Lívio foi um dos parlamentares que defenderam a interrupção do recesso para tratar do tema, diante da repercussão negativa gerada desde dezembro, quando começaram a surgir relatos de aumentos expressivos no IPTU e na taxa do lixo. “Houve uma comoção da sociedade diante de aumentos aparentemente abusivos. Por isso, interrompemos o recesso para constituir uma Comissão que acompanhe de perto essa agenda e busque soluções concretas”, afirmou o vereador.

O encontro reuniu representantes da sociedade civil organizada, como a Associação Comercial de Campo Grande, CDL, Secovi-MS, Associação dos Advogados Independentes, Creci, além do secretário municipal de Governo, Ulisses Rocha. O objetivo foi ouvir as principais demandas da população, esclarecer critérios adotados pela Prefeitura e identificar eventuais irregularidades na cobrança.

Durante a reunião, Dr. Lívio participou ativamente dos debates sobre propostas como a retomada do desconto de 20% para pagamento à vista, a limitação do reajuste ao índice oficial da inflação (IPCA-E, de até 5,32%), maior transparência nas alíquotas e bases de cálculo do imposto, além da revisão gradual da taxa de lixo e a possibilidade de seu desmembramento do carnê do IPTU.

O vereador também reforçou que a Comissão já tem nova reunião agendada com a Procuradoria Jurídica da Câmara para avaliar quais medidas legais podem ser adotadas. “A partir desse diálogo técnico e jurídico, vamos nos reunir com os técnicos da Prefeitura para entender, de forma detalhada, o que motivou esses aumentos e buscar alternativas que não penalizem o contribuinte”, explicou. Dr. Lívio ainda anunciou uma sessão extraordinária para discutir o IPTU nos próximos dias.

Foto: Divulgação Câmara

Assessoria de Imprensa do Vereador

camara.ms.gov.br