03.10.2025 · 8:58 · Vereador Ronilço Guerreiro
A 1ª Bienal Pantanal será realizada de 4 a 12 de outubro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e abre um novo capítulo para a literatura em Mato Grosso do Sul. O vereador Ronilço Guerreiro, fundador da Gibiteca Mais Cultura, destaca a importância do evento como ferramenta de fortalecimento do hábito de ler no estado. “A Bienal é um evento que reforça a força da literatura, o poder dos livros e a importância da leitura como base de formação cidadã”, afirma.
Maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, a Gibiteca Mais Cultura, criada há quase 25 anos por Guerreiro, estará presente com um estande que expõe gibis, recebe doações e apresenta seus diferentes projetos. A iniciativa distribui mais de 250 mil livros por ano na Capital por meio de ações como a Freguesia do Livro, Vanteca, Bike da Leitura, Cabine de Livros do Centro, Livros Esquecidos, entre outros.
“Tenho muito orgulho da história da Gibiteca, como ela mudou a vida de tantas pessoas. Costumo dizer que livro parado não conta história, por isso espero que a população abrace a Bienal para que se torne uma referência, assim como a de outros estados, ressalta Ronilço.
Com experiência em outras bienais do país, Ronilço vê na edição sul-mato-grossense a oportunidade de integrar autores, editoras e leitores em um mesmo espaço. A feira reúne 70 toneladas de livros, cerca de 20 mil títulos, 200 editoras e mais de 120 atividades abertas ao público. Parte da programação é voltada a escritores regionais e a debates sobre políticas públicas de leitura.
“Já estive em outras edições, participei de debates contando a história da Gibiteca e sempre ouvi que não tinha fundado um projeto de fomento à leitura, mas que eu tinha o maior projeto de incentivo à leitura do Brasil e fico muito feliz com esse reconhecimento”, ressaltou Guerreiro que também é reconhecido nas ruas como “Vereador dos Livros”.
Assessoria de Imprensa do Vereador