terça-feira, 23 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Câmara de Campo Grande aprova projeto que impõe sexo biológico como critério em competições esportivas

Na sessão desta terça (23), a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Lei nº 11.526/25, apresentado pelo vereador Rafael Tavares (PL) e subscrito por outros parlamentares.

A proposta, que foi aprovada com 19 votos favoráveis e 6 contrários, determina que o sexo biológico seja o único critério válido para definição do gênero de atletas em competições esportivas oficiais realizadas no município.

Além de Tavares, assinam como coautores os vereadores André Salineiro (PL), Ana Portela (PL), Herculano Borges (Republicanos), Wilson Lands (Avante) e Leinha (Avante).

Pelo texto aprovado, as entidades responsáveis por torneios devem seguir a regra, proibindo a participação de atletas trans em equipes do sexo oposto ao de nascimento.

O projeto estabelece penalidades em caso de descumprimento, que vão desde multa de 300 UFICs até o banimento de atletas que omitirem sua condição. Também prevê a anulação automática de títulos ou prêmios obtidos de forma considerada irregular.

A votação ocorre dias depois de Tavares apresentar uma Moção de Apoio ao time feminino Leoas CG, que decidiu abandonar uma competição de futebol em protesto contra a inscrição de uma atleta trans.

O episódio teve ampla repercussão no meio esportivo e, segundo o vereador, simbolizou coragem e responsabilidade por parte das jogadoras, que priorizaram a integridade física e emocional das mulheres da equipe.

Na justificativa do projeto, há exemplos internacionais, como o da nadadora trans Lia Thomas, que levou federações a rever regras de participação. O texto argumenta que o objetivo da proposta é garantir condições de igualdade às mulheres cisgênero, ao mesmo tempo em que incentiva a criação de categorias específicas para atletas trans.

A matéria segue agora para sanção ou veto da prefeita Adriane Lopes (PP).

Votaram a favor: André Salineiro (PL), Ana Portela (PL), Carlão (PSB), Clodoilson Pires (Podemos), Dr. Jamal (MDB), Dr. Victor Rocha (PSDB), Fábio Rocha (União), Herculano Borges (Republicanos), Leinha (Avante), Maicon Nogueira (PP), Marquinhos Trad (PDT), Neto Santos (Republicanos), Otávio Trad (PSD), Prof. Juari (PSDB), Prof. Riverton (PP), Rafael Tavares (PL), Ronilço Guerreiro (Podemos), Veterinário Francisco (União) e Wilson Lands (Avante).

Votaram contra: Beto Avelar (PP), Delei Pinheiro (PP), Flávio Cabo Almi (PSDB), Jean Ferreira (PT), Landmark (PT) e Luiza Ribeiro (PT).

Assessoria de Imprensa do Vereador

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas