09.09.2025 · 7:21 · MS
Representando a principal cidade situada em todo o roteiro da Rota Bioceânica, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, participou nesta segunda-feira (8) do lançamento da série de documentários “Rota Bioceânica: Brasil rumo ao Pacífico”, apresentado pelo analista político Caio Junqueira, durante o evento CNN Talks Potência Verde, em São Paulo (SP). O encontro teve como foco debates sobre a bioenergia e a agricultura.
“Dá orgulho para o sul-mato-grossense ver o nosso Estado como destaque no cenário nacional. Quando se fala em sustentabilidade, Mato Grosso do Sul tem zerado o carbono, com a meta até 2032 de ser o primeiro Estado Carbono Neutro. Essas são práticas que o Estado precisa adotar e que não são fáceis, mas têm alcançado êxito. A carne com selo de Carbono Neutro para ser vendida no exterior traz competitividade ao produto e mostra ao mundo que somos capazes de expandir nossa produção agrícola, pecuária e de turismo com mais sustentabilidade”, afirmou Papy.
Também participaram do evento os secretários Jaime Verruck (Semadesc), Rodrigo Perez (Segov), Frederico Fukagawa (Secom), e o diretor de relações internacionais da Fiems, Aurélio Rocha.
Com início em Mato Grosso do Sul, a Rota Bioceânica é um corredor rodoviário internacional de mais de 2,4 mil km que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico. O empreendimento promete desenvolvimento, integração comercial e viabilidade de novos negócios, além de melhorar a logística e o custo final de mercadorias entre os países do Mercosul e os mercados asiáticos, via portos do norte do Chile. A expectativa é de redução de até 30% nos custos logísticos e de 15 dias no tempo de transporte em relação à rota marítima tradicional pelo Oceano Atlântico, via Porto de Santos.
“A rota começa no estado que mais cresce no país”, pontuou Junqueira.
Na série, Junqueira mostra como a rota pode dinamizar as economias dos países que fazem parte do traçado. A viagem da equipe da CNN começou em Campo Grande e terminou nos portos do norte do Chile. No percurso, foram retratados os impactos da obra em regiões isoladas do ponto de vista econômico, que vivem a expectativa de transformação a partir do novo corredor bioceânico.
O documentário também explora a diversidade das paisagens que separam o Brasil do Pacífico, como o Pantanal, a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama, mostrando que, além da integração comercial, a Rota Bioceânica abrirá novas possibilidades turísticas. Junqueira e a equipe da CNN percorreram mais de três mil quilômetros da estrada que integrará quatro países da América do Sul – Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
“A Rota Bioceânica é a coroa desse trabalho que o Estado vem desenvolvendo, dando ainda mais suporte às exportações brasileiras via Pacífico. A produção da CNN será exibida em rede nacional, o que fortalece ainda mais o projeto, já que Campo Grande é a Capital da Rota Bioceânica. Há imagens da cidade, fala sobre seu potencial, mostra o Chaco Paraguaio, o Norte da Argentina e segue até o deserto do Chile. É um trabalho muito bonito. Vimos o trailer e a fotografia do documentário está incrível. O Jaime deu uma aula sobre o Mato Grosso do Sul, o bioma Pantanal e o compromisso do Estado com a sustentabilidade, sendo exemplo para o restante do País”, completou Papy.
A série documental sobre a Rota Bioceânica, composta por cinco reportagens especiais, será exibida de 15 a 19 de setembro. No sábado, dia 20, a CNN exibirá um documentário reunindo os melhores momentos da série. Todo o conteúdo também estará disponível nos canais oficiais da CNN Brasil no YouTube.
Câmara em Ação
Com a responsabilidade de ser a única Capital da Rota Bioceânica, a Câmara de Campo Grande tem promovido audiências públicas com a participação da população e de segmentos da sociedade para debater a grandiosidade do empreendimento e como a cidade deve se preparar para atender às novas demandas após o início das atividades. No início deste ano, já sob a gestão do presidente Papy, os vereadores se reuniram com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para discutir projetos relacionados à Rota, com foco no desenvolvimento econômico e social da Capital.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal