quarta-feira, 16 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Atuação da Câmara CG no 1º semestre reforça transparência, articulação política e presença nos bairros

16.07.2025 · 12:35 · Balanço

A Câmara Municipal de Campo Grande encerrou o primeiro semestre de 2025 com uma série de ações que evidenciam seu compromisso com a população, a articulação política estratégica e a promoção de debates de interesse público. A atuação institucional da Casa foi marcada por iniciativas que fortaleceram a transparência, a aproximação com a comunidade e o desenvolvimento da Capital.

Logo no início do ano, a Câmara articulou uma importante reunião com a bancada federal de Mato Grosso do Sul. O encontro resultou na confirmação da destinação de R$ 110 milhões em recursos para obras de infraestrutura urbana em Campo Grande. A atuação propositiva da Casa reafirmou seu papel de interlocutora entre os interesses da cidade e o Governo Federal. “Essa atuação conectada da Câmara com a bancada federal representa um diálogo produtivo para a cidade que vai auxiliar o Executivo a conseguir dar andamento para empreendimentos que serão importantes para a cidade”, afirmou o presidente da Casa de Leis, vereador Epaminondas Neto, o Papy.

No mês de março, duas frentes importantes foram impulsionadas. A primeira foi o apoio à campanha “Sou Cidadão Solidário”, desenvolvida em parceria com a Receita Federal, que incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda a projetos sociais. Ainda em março, foi instaurada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público, com o objetivo de investigar irregularidades no sistema de transporte coletivo da Capital. A CPI promoveu oitivas públicas e recebeu denúncias da população, reafirmando o compromisso da Câmara com a transparência e a escuta social. “A coisa mais importante que já aconteceu no transporte coletivo de Campo Grande nos últimos 20 anos foi essa CPI. A Câmara Municipal tem um papel de responsabilidade sobre a política pública do transporte da capital, que até hoje não foi levada a sério. Nós temos esse compromisso e a CPI vai entregar o primeiro passo para que se construa uma política pública de transporte coletivo séria e decente”, afirmou o presidente da CPI, vereador Dr. Lívio. A comissão ainda é composta pelos vereadores Ana Portela, Júnior Coringa, Luiza Ribeiro e Maicon Nogueira.

Em abril, a Câmara iniciou sua participação no mutirão “Todos em Ação”, no bairro Santa Emília. A iniciativa acontece todos os meses, oferecendo serviços à população e reforçando a presença institucional nas comunidades. No mesmo mês, a Casa também acompanhou de perto os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram Campo Grande, atuando junto ao Executivo e levantando o debate sobre a necessidade de decretar estado de emergência no município. “A Câmara esteve presente nos bairros, inicialmente para se solidarizar com a população que foi afetada pelos estragos. Em um segundo momento permanecemos vigilantes para atuar em parceria com o Executivo para buscar soluções”, disse Papy à época.

Ainda em abril, foi instalada a Frente Parlamentar de Acompanhamento da Rota Bioceânica, com o objetivo de discutir os impactos e as oportunidades que o novo corredor logístico trará para a cidade.

No mês de maio, a Câmara apoiou o projeto “Pronto Pro Trabalho”, voltado à capacitação profissional e ao incentivo ao empreendedorismo. A ação beneficiou especialmente jovens e pessoas em busca de recolocação no mercado. A campanha Pronto Pro Trabalho segue em andamento, oferecendo mais de 10 mil vagas de qualificação e preparação para o mercado de trabalho. Também em maio, a Casa marcou presença no Fórum Lide COP-30, realizado em Bonito, representando o Legislativo Municipal nas discussões sobre sustentabilidade e políticas ambientais.

Já em junho, a Câmara sediou um importante fórum promovido pelo Governo Federal, voltado à construção da agenda estratégica nacional para os próximos 25 anos. O evento posicionou a Casa como espaço de debate de temas centrais para o desenvolvimento do país e de Campo Grande. A cerimônia contou com a presença da ministra de gestão, orçamento e planejamento, Simone Tebet, além do governador Eduardo Riedel e agentes públicos do Estado que apresentaram as demandas e necessidades de Mato Grosso do Sul para os próximos anos.

Encerrando o semestre, em julho, foi realizado o 1º Arraiá Solidário da Câmara Municipal, uma festa aberta ao público que contou com a participação de instituições beneficentes. O evento uniu celebração, solidariedade e integração com a população, promovendo o espírito comunitário dentro da Casa de Leis. Mais de meia tonelada de alimentos foram arrecadados e a festa já se consolida no calendário da Casa de Leis.

Atividades Legislativas

No primeiro semestre da 1ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura, a Câmara Municipal de Campo Grande realizou 39 sessões ordinárias e uma extraordinária. Foram promovidas 23 audiências públicas e aprovados 6 requerimentos escritos, além da leitura de mais de 31 mil indicações. A Tribuna foi utilizada por representantes da sociedade em sete ocasiões. O Legislativo aprovou 77 projetos de lei, 128 decretos legislativos, 4 leis complementares e 18 resoluções, enquanto o Executivo teve 29 projetos de lei aprovados, além de 6 leis complementares. As ações do primeiro semestre demonstram o empenho da Câmara Municipal de Campo Grande em consolidar seu papel como instituição atuante, próxima da população e comprometida com o desenvolvimento da Capital.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas