Foi aprovado em segunda discussão o projeto de lei n° 11.590/25, de autoria do vereador Maicon Nogueira, que e autoriza o Poder Executivo a instituir o Banco de Emprego para a Juventude na Capital, vinculado à Fundação Social do Trabalho (Funsat). O objetivo é fomentar a inserção de jovens e jovens aprendizes no mercado de trabalho, bem como oferecer capacitação profissional em diversas áreas.
“Criar esse banco de emprego é muito importante, pois se trata de uma Capital com mais de 250 mil jovens, e muitos deles pensam que é a primeira oportunidade que o poder público pode dar a eles é um programa de transferência de renda”, explicou o autor do projeto, Maicon Nogueira.
O parlamentar aproveitou a oportunidade para expressar sua preocupação com relação a atual situação da Secretaria Municipal da Juventude . “Estive visitando a Fundação Social do Trabalho, pois na extinta Secretaria da Juventude não se tem mais esse setor de empregabilidade de jovens. Porém, durante seis anos, que estive lá toda vez que qualificavamos , mais de 400 jovens por semana , saiam dezenas encaminhados ao mercado de trabalho”, frisou.
“Hoje o que eu vejo na Sejuv é a precarização da política da juventude. Fico triste, pois sou do partido da prefeita e quero me colocar à disposição. Seis meses da atual gestão e não vimos nada de novo. Muitas ações importantes se perdendo como apoio psicossocial e número de alunos caindo drasticamente e nem sequer temos devolutiva nos ofícios enviados. A nossa juventude clama por socorro”, disse.
O vereador Landmark Rios aproveitou para parabenizar o autor da proposta.” Quero dar os parabéns ao vereador Maicon Nogueira pela iniciativa, pois temos que cuidar e qualificar a nossa juventude”.
CAPACITAÇÃO
Conforme o projeto, considera-se público jovens de 14 a 29 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Fundamental e Médio, especialmente aqueles com condições de vulnerabilidade social. O Banco de Emprego deverá cadastrar os jovens, identificar, divulgar as vagas de emprego, estágios e aprendizagem compatíveis com os perfis cadastrados, oferecer cursos de capacitação profissional e habilidades necessárias ao desenvolvimento de carreira, podendo firmar parcerias com instituições de ensino e empresas para ampliar oportunidades de capacitação e emprego.