01.10.2025 · 10:43 · Vereador Otávio Trad
Presidida pelo vereador Otávio Trad, foi realizada na terça-feira (30), audiência pública para prestação de contas do Executivo referente ao 2º quadrimestre de 2025. A reunião, promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento, contou com a participação da secretária municipal de Finanças e Planejamento, Márcia Hokama, que apresentou o relatório da execução orçamentária.
Segundo o vereador Otávio Trad, que preside a comissão, a reunião foi positiva e alguns apontamentos foram necessários. “A análise dos relatórios fiscais é fundamental para garantir transparência e responsabilidade na aplicação dos recursos públicos. Uma preocupação é quanto ao gasto com pessoal, que mesmo com alguns instrumentos de contenção, apresentam crescimento. É preciso saber se está havendo eficácia”, destaca.
Os instrumentos seriam os decretos de contenção de gratificações e contratações, além de medidas administrativas para redução de custos, os números mostraram avanço nas despesas. “Nosso papel é fiscalizar, acompanhar os números e assegurar que o orçamento seja executado com equilíbrio e dentro das prioridades da população de Campo Grande”, reforça.
Segundo o relatório, os gastos chegaram a R$ 2,208 bilhões, o que representa 55,85% da Receita Corrente Líquida (RCL), acima do limite máximo de 54% definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O aumento é de 5,86% em relação ao mesmo quadrimestre de 2024, quando os gastos somaram R$ 2,086 bilhões.
IMÓVEIS – Outro assunto apontado pelo vereador é sobre a alienação de imóveis públicos, ou seja, áreas públicas que podem ser vendidas ou transferidas. “A alienação de imóveis públicos é um tema que exige cautela e transparência. É preciso garantir que qualquer decisão nesse sentido seja feita com autorização do Legislativo, ouvindo a comunidade e principalmente saber onde serão aplicados os recursos”.
Mirella Bernard
Assessoria de Imprensa do Vereador