Nesta terça-feira (02), às 19h (horário de MS), a vereadora Luiza (PT) realiza uma live em seu perfil no Instagram para debater um dos temas mais urgentes e invisibilizados da atualidade: a violência contra mulheres em situação de rua. A convidada da transmissão será Joana Darc Bazilio Gama, coordenadora do CIAMP-Rua Nacional e referência na defesa dos direitos da população em situação de rua.
Segundo relatório da Comissão Arns, apresentado em 2024 na 88ª Sessão do CEDAW (Comitê da ONU para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher), mulheres representam apenas 15% da população em situação de rua no Brasil, mas concentram 40% das violações de direitos registradas. Esses dados mostram que a vulnerabilidade dessas mulheres não se resume apenas à ausência de moradia, mas revela um quadro grave de violência de gênero, negligência estatal e exclusão social.
Para a vereadora Luiza, a discussão é urgente. “Falar sobre violência contra a mulher em situação de rua é expor uma ferida social que muitos preferem ignorar. Essas mulheres não apenas enfrentam a falta de um teto, mas sofrem violência física, sexual e psicológica de forma sistemática, sem acesso a proteção ou políticas públicas efetivas. O debate precisa sair do papel e ganhar força na sociedade e nas instituições”, afirma.
Estudos recentes reforçam essa urgência. Um levantamento publicado em maio deste ano na revista científica BMC Women’s Health revelou que mais de 27% das mulheres residentes em favelas sofreram violência conjugal durante a pandemia de COVID-19. O estudo também aponta que mulheres negras ou pardas, com empregos informais ou vínculos com o tráfico, enfrentam risco ainda maior de violência, além de apresentarem pior percepção de saúde mental.
Segundo Luiza, esses dados reforçam a necessidade de trazer o debate para o centro das políticas públicas. “A violência de gênero é um problema estrutural. Mas quando falamos de mulheres em situação de rua, estamos diante de uma realidade ainda mais invisibilizada. Precisamos construir uma rede de acolhimento e proteção que atenda às especificidades dessas mulheres, garantindo direitos básicos e dignidade”, destaca a vereadora.
A live vai abordar: O contexto e as dimensões da violência sofrida por mulheres em situação de rua no Brasil, os desafios na coleta de dados e na formulação de políticas públicas com perspectiva de gênero e propostas de acolhimento, prevenção e rede de apoio para mulheres em vulnerabilidade extrema.
“Precisamos usar todos os espaços possíveis para dar visibilidade a essas mulheres, que muitas vezes são tratadas como invisíveis pela sociedade. O primeiro passo para a mudança é enxergar e ouvir essas vozes”, conclui Luiza.
Paulo Victor
Assessoria de Imprensa da Vereadora