01.10.2025 · 4:07 · Vereador Ronilço Guerreiro
No dia 1º de outubro, data em que se celebra o Dia do Vereador, Ronilço Guerreiro faz um balanço dos quase cinco anos de atuação na Câmara Municipal de Campo Grande. Nesse período, consolidou-se como uma das vozes mais ativas na defesa da cultura, da educação, da inclusão social e do desenvolvimento da Capital.
Conhecido como “vereador dos livros”, por sua atuação em projetos de incentivo à leitura; como “vereador feirante”, pela presença constante nos bairros; e até como “vereador da rodinha nos pés”, pela proximidade com a população, Guerreiro ressalta que exercer o cargo é, antes de tudo, uma missão.
Vindo do movimento comunitário e da liderança estudantil, ele relembra a trajetória que o levou à vida pública: “Adoro ser vereador. Vim da base, da rua, da feira, dos projetos, da universidade. É aqui que posso transformar em lei e ação as pautas que sempre defendi. Sou vereador por missão, e cada conquista é fruto do diálogo com a população”, afirma.
Em seu segundo mandato, Ronilço Guerreiro apresentou e aprovou leis de grande impacto para os campo-grandenses. Entre elas, a que garante transporte coletivo gratuito para estudantes no dia do ENEM e de vestibulares – medida que já beneficia milhares de jovens –, e a que assegura a carteira de atendimento prioritário e o reconhecimento da fibromialgia como deficiência, garantindo dignidade e direitos a quem convive com a doença.
O trabalho do vereador, porém, vai além da criação de leis. Guerreiro cobrou obras como retomada do Centro de Belas Artes e revitalização do Teatro do Paço, lutou por melhorias em diversos bairros, buscou soluções para a mobilidade urbana com a garantia do reordenamento do trânsito da rotatória da Euler de Azevedo com Tamandaré, garantiu água gelada nos terminais de ônibus, ampliou o acesso a saneamento básico e promoveu audiências públicas que resultaram em propostas como a criação do Centro-Dia para idosos e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, ambos voltados à proteção e valorização da terceira idade.
Na cultura, sua marca é ainda mais evidente. Criador da Gibiteca Mais Cultura, idealizador de bibliotecas comunitárias e defensor incansável da leitura como ferramenta de transformação, fez da literatura uma ponte de cidadania. “Os livros mudaram a minha vida e quero que mudem a vida de muita gente em Campo Grande. Estamos com projetos no centro, em todos os terminais de ônibus, nas feiras, enfim, estamos democratizando o acesso ao livro”, costuma dizer.
Com entusiasmo nas sessões, estilo simples e presença constante nas comunidades, Ronilço Guerreiro reafirma neste Dia do Vereador o compromisso com a população: trabalhar com responsabilidade, escuta e proximidade. “O mandato não é meu, é da comunidade. E cada passo dado nesses anos foi para honrar a confiança de quem acreditou em mim. Ainda temos muito a fazer, mas sei que estamos no caminho certo”, conclui.