quinta-feira, 28 de março de 2024
Campo Grande
22°C

Rádio SOUCG

Saúde alerta para prevenção das arritmias cardíacas e morte súbita

Anualmente, cerca de 320 mil pessoas são vítimas de mortes súbitas, causadas por arritmias cardíacas, e para conscientizar a população sobre a importância de prevenção e o tratamento adequado dessas condições, no dia 12 de novembro, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.

Nesse contexto, a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) lança a campanha “Coração na Batida Certa”, com o objetivo de aumentar a conscientização e informar a população sobre a importância da detecção precoce.

O que são arritmias cardíacas?
As arritmias cardíacas são alterações no ritmo cardíaco que podem afetar pessoas de todas as idades. De acordo com estimativas internacionais citadas pela presidente da SOBRAC, Fatima Dumas Cintra, ocorrem cerca de 300 mil casos de morte súbita a cada ano, com uma distribuição significativa relacionada à idade.

“A incidência média é de um caso para cada 100 mil pessoas, mas esse número aumenta para 50 a 100 mil casos por volta da quinta década de vida e pode chegar a 200 casos para cada 100 mil pessoas na oitava década de vida”, explica Fátima.
É importante ressaltar que as arritmias cardíacas podem ser assintomáticas ou sintomáticas. A médica cardiologista enfatiza que mesmo as formas assintomáticas são relevantes, uma vez que a ausência de sintomas pode levar os pacientes a não buscarem tratamento adequado, o que pode resultar em consequências graves.

“Sintomas como palpitações, tonturas, desmaios e falta de ar podem estar associados a arritmias cardíacas, e é fundamental que as pessoas estejam atentas a esses sinais”, alerta a presidente da SOBRAC. “O desmaio, por exemplo, requer cautela, pois pode ser um indicativo de uma arritmia cardíaca importante. Além disso, acidentes vasculares cerebrais e morte súbita também podem ser decorrentes de arritmias cardíacas, destacando a importância da prevenção e do tratamento adequado.”, completa.

Campanha “Coração na Batida Certa”
Segundo Fátima, a campanha “Coração na Batida Certa” tem uma longa tradição de disseminação do conhecimento sobre a detecção e o tratamento das arritmias cardíacas. “Seu propósito é assegurar que a população esteja bem informada sobre a importância da identificação das arritmias e saiba como agir diante de um paciente com esse problema”, afirma a presidente da SOBRAC.
Além disso, a campanha visa divulgar as diferentes formas de diagnóstico, incluindo métodos simples como a palpação do pulso, que podem fornecer informações cruciais.

Além de instruções de como proceder em situações críticas, como uma parada cardiorrespiratória, enfatizando a importância do treinamento para agilidade na abordagem, fator determinante para o sucesso na recuperação.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas