A cidade de Taquarussu, região do vale do Ivinhema, foi atingida por tornado na zona rural nesta terça-feira (21). O fenômeno, raro em Mato Grosso do Sul, foi confirmado por meteorologistas do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Conforme o órgão, a confirmação é possível com base nas imagens e na análise do ambiente meteorológico apresentado nos vídeos.
“Destaque-se que existia pouco cisalhamento (variação do vento na vertical) mas havia boa instabilidade, então, tempo severo isolado era possível (tinha previsão do Inmet e Cemtec)”, diz a explicação.
O Cemtec explicou ainda, que o tornado se formou por causa de uma heterogeneidade perto da superfície e não por causa de uma tempestade severa em si. Até, porque, não há registro de nuvens intensas, raios ou mesmo queda de granizo, na região, características de uma tempestade.
Os ventos intensos provocados pelo tornado deixaram rastro de destruição pela zona rural de Taquarussu. A cobertura de um barracão para guardar máquinas ficou destruído.