terça-feira, 20 de maio de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Vereador Luiz Eduardo solicita estudo para implantação de terceiro turno da hemodiálise no Hospital

Foto: Hugo Crippa

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Coxim realizada nesta segunda-feira (19), o vereador e presidente da Casa de Leis, Luiz Eduardo, utilizou a tribuna para apresentar uma importante solicitação à direção do Hospital Regional Dr. Álvaro Fontoura. O pedido é para que seja realizado um estudo orçamentário, por parte do diretor da unidade, Devanir Junior, e da secretária municipal de Saúde, Fernanda Berigo, sobre a viabilidade da implantação de um terceiro turno de hemodiálise no hospital, com funcionamento às terças, quintas e sábados.

Segundo Luiz Eduardo, a solicitação é motivada por uma demanda crescente da população coxinense. “Conversei com a secretária Fernanda e hoje temos, em média, sete pacientes de Coxim na fila aguardando vaga para hemodiálise no próprio município”, pontuou o vereador, destacando a necessidade urgente de ampliação do serviço.

O presidente da Câmara também mencionou a recente visita do deputado federal Geraldo Resende a Coxim, ocasião em que ambos estiveram no canteiro de obras do novo prédio da hemodiálise, cuja execução já se arrasta por 13 meses sem sair da fase de fundação. Preocupado com a lentidão da obra e ciente da necessidade de ampliação imediata do atendimento, Luiz entrou em contato com o parlamentar federal solicitando apoio financeiro para custear a nova etapa do serviço.

Luiz Eduardo, Deputado Federal Geraldo Resende e secretária de saúde Fernanda Berigo

“O deputado foi muito claro. Ele me disse: ‘Se isso se concretizar e você fiscalizar, eu vou aportar o recurso’. A estimativa é que a implantação desse terceiro turno custe cerca de R$ 1,6 milhão, e nós sabemos que o município, sozinho, não tem como arcar com isso. O desafio está em garantir os recursos, com seriedade, transparência e responsabilidade”, destacou Luiz.

O vereador também ressaltou que a ampliação da hemodiálise não depende apenas da boa vontade local, pois o serviço é regulado por uma central estadual. “Hoje temos pacientes de outros municípios vindo para Coxim fazer hemodiálise. Isso mostra que estamos nos tornando referência, mas ser referência também exige compromisso com a qualidade e com a ampliação do atendimento”, afirmou.

Luiz Eduardo defendeu ainda que o município, com apoio do Governo do Estado, possa viabilizar o financiamento do novo turno, o que ampliaria significativamente a capacidade de atendimento do Hospital Regional. “Não é demagogia. É um esforço coletivo para garantir dignidade e qualidade de vida para quem depende desse tratamento vital”, concluiu.

Fonte: Da assessoria

coximagora.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas