Sonora (MS) – Três cães em situação de abandono foram resgatados por uma equipe da Polícia Militar nesta terça-feira (29), no centro da cidade de Sonora. Os animais estavam confinados em uma residência desabitada, sem acesso a água e comida, sob o sol intenso.
A ação teve início após uma denúncia anônima, que relatava que os vizinhos precisavam arremessar alimentos e água por cima do muro para tentar manter os animais vivos. A guarnição da PM foi até o local e confirmou a veracidade dos fatos: os cães estavam visivelmente magros, debilitados e sem qualquer assistência.
Durante a ocorrência, foi feito contato com vizinhos, um deles informou que a casa está vazia há meses. Diante do cenário de maus-tratos, a presidente da ONG Amigos do Miauau, Lucinei Soares foi acionada e compareceu ao imóvel acompanhada da Polícia Civil. A equipe realizou o resgate dos três cães, que foram encaminhados à associação para cuidados veterinários, alimentação e tratamento.
Após diligências, a polícia localizou a proprietária do imóvel, que afirmou não saber da presença dos animais e relatou que a ex-inquilina, havia deixado o imóvel sem pagar as contas de água e energia, ambas já cortadas. Segundo ela, não havia sido informada sobre o abandono dos cães.
O caso foi registrado como maus-tratos na Delegacia de Polícia Civil de Sonora. A identificação completa da suposta autora dos maus-tratos está em andamento, e as autoridades darão prosseguimento às investigações para responsabilização dos envolvidos.
Denúncia e legislação
Maus-tratos contra animais é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), com pena que pode chegar a 5 anos de prisão em caso de morte do animal. A população é incentivada a denunciar situações semelhantes às autoridades competentes, mesmo de forma anônima.
Em caso de abandono de animais a ONG orienta a população a acionar a Polícia Militar de Sonora, através do (67) 99907-6626.
Mikaela Loni e Maikon Leal
Confira vídeos: