O Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Bonito (SEMA), disseminando práticas ambientais entre as crianças dos Centros de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do nosso município, esteve presente nos CEIs Vera Lúcia e Laura Vicuna nesta semana, com um teatro de fantoches e deu sequencias as visitas aos Abismo Anhumas.
Intitulado “Lixo tem lugar certo!”, o teatro nas escolas é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Bonito, através da Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto Mirim Ambiental com a Companhia de Teatro Lobo Guará. O intuito da ação que, por sua vez, será executada em todas as escolas municipais de Bonito, é provocar nos alunos e professores a reflexão sobre a forma que lidamos com os resíduos que produzimos diariamente. O roteiro, muito bem elaborado pelo Instituto Mirim Ambiental, menciona desde os hábitos prejudiciais que mantemos quando o assunto é o descarte correto do nosso lixo até a forma como nos relacionamos com os trabalhadores e trabalhadoras que são responsáveis por essa coleta.
Na mesma semana, em parceria com o Abismo Anhumas e apoio da SEMEC, a SEMA deu continuidade às visitas das crianças à caverna do Anhumas. Dessa vez as turmas atendidas são da Escola Municipal Profa. Durvalina Dornelles Teixeira que, seguindo o cronograma de sextos anos, iniciaram tais visitações com os alunos e alunas do sexto ano A.
“O objetivo da visita segue o mesmo: mostrar para o público atendido o que são as dolinas tão caricatas do solo da nossa região e para além, promovermos o acesso da comunidade bonitense a um dos atrativos mais procurados pelos turistas que vêm até a nossa cidade. Por isso, agradecemos novamente a grandiosa parceria com a equipe do Abismo Anhumas que acolheu as nossas crianças com muita sabedoria, proporcionando para todos eles uma experiência que jamais esquecerão”, disse a secretária Ana Trevelin
A secretária também agradeceu ao Instituto Mirim Ambiental, que promoveu uma ação lúdica com o propósito tão gigante quanto o talento dos alunos envolvidos na produção da peça. “Salientamos dessa forma a importância do caminhar coletivo, com a parceria das instituições públicas, privadas e não-governamentais, em prol do mesmo objetivo: a Educação”.