Uma ação integrada entre forças policiais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul resultou na prisão de dois suspeitos de envolvimento no furto de cerca de 10 toneladas de fio de cobre, ocorrido em fevereiro deste ano na cidade de Alta Floresta (MT). O material furtado está avaliado em mais de R$ 400 mil.
A operação foi conduzida pela Polícia Civil, com atuação conjunta das Delegacias de Alta Floresta e da Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis, e teve desdobramentos em Coxim (MS), onde um dos indiciados já se encontrava preso.
As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara de Alta Floresta, sendo cumpridos dois mandados de prisão e três de busca e apreensão nas cidades de Rondonópolis (MT) e Coxim (MS) nesta quarta-feira (23).
Mandados cumpridos
Em Coxim, foi confirmado que um dos suspeitos, de 26 anos, já estava recolhido no Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, onde teve formalizada a prisão referente ao caso do furto.
Já o outro suspeito, de 47 anos, foi localizado e preso no apartamento onde residia, em um edifício, no bairro Vila Aurora II, em Rondonópolis. Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos dois celulares e comprovantes de pagamento de pedágios, que podem ajudar nas investigações.
O crime
O furto ocorreu no dia 10 de fevereiro de 2025, quando os criminosos utilizaram um caminhão e camionetes para subtrair a fiação de uma empresa de telefonia em Alta Floresta. Desde então, a Polícia Civil iniciou uma investigação minuciosa para identificar e prender os responsáveis.
As apurações revelaram que o grupo criminoso mantinha empresas em Rondonópolis, utilizadas para receber e revender o cobre furtado. Após identificar dois dos suspeitos, a Delegacia de Alta Floresta solicitou suas prisões, que foram deferidas pelo Poder Judiciário.
Os mandados foram cumpridos com apoio da Derf de Rondonópolis e colaboração de unidades policiais em Mato Grosso do Sul.
Mikaela Loni