O Sebrae/MS retomou nesta segunda-feira (6) o atendimento presencial em suas unidades localizadas em Campo Grande, Bonito, Corumbá, Coxim, Dourados e Três Lagoas, após o recesso coletivo de final de ano. O retorno foi marcado por uma grande busca de empreendedores em busca de apoio para a regularização de pendências e para melhorar a gestão de suas empresas.
Segundo Rodrigo Maia, gerente da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae/MS, o início do ano costuma ser um período movimentado para quem busca orientação. “O começo de ano é sempre intenso. Os microempreendedores individuais (MEIs) costumam verificar o reenquadramento ou resolver questões relacionadas ao faturamento acima do limite permitido. Também há uma alta procura por serviços como a emissão de guias do DAS e orientações sobre imposto de renda”, explica Maia.
Ele reforça que, embora o atendimento presencial seja essencial para muitos, grande parte dos serviços também está disponível on-line. “O aplicativo do Sebrae, por exemplo, facilita a emissão de guias. Além disso, o portal Empresas & Negócios do governo federal possibilita o cadastro como MEI, tornando o processo mais prático para o empreendedor”, destaca.
Atualmente, o estado de Mato Grosso do Sul conta com 158 mil microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados, segundo dados da Receita Federal. Esse grupo, que pode faturar até R$ 81 mil por ano, é um dos principais públicos atendidos pelas unidades do Sebrae.
Casos Reais: Empreendedores em Busca de Apoio
Na sede do Sebrae em Campo Grande, o casal Antonio Nelton e Maria Gonçalves, proprietários de uma empresa prestadora de serviços, buscavam informações sobre como continuar enquadrados como MEIs. “Nossa empresa está ativa desde 2017, com o apoio do Sebrae. Sempre que precisamos, somos bem atendidos e encontramos as soluções que buscamos”, afirmou Antonio.
Outro exemplo é o empreendedor Alex Barbosa, que trabalha no ramo de pirotecnia e procurou o Sebrae para regularizar sua situação como MEI. “Aproveitei o início do ano para vir até aqui, pois o atendimento é rápido e eficiente. Já é a terceira vez que conto com o suporte do Sebrae”, comentou.
Como Acessar os Serviços do Sebrae/MS
Além do atendimento presencial, o Sebrae oferece uma ampla gama de conteúdos gratuitos na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com cursos como Gestão Financeira e Marketing Digital, disponíveis no portal do Sebrae.
Horários de Atendimento Presencial:
- Campo Grande: Das 8h às 17h (Sede e Sebrae Parati/Aero Rancho).
- Interior do estado: Das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Para quem prefere suporte remoto, é possível entrar em contato pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800.
Endereços das Unidades do Sebrae/MS:
- Campo Grande:
- Sede: Av. Mato Grosso, 1.661
- Sebrae Parati/Aero Rancho: R. da Divisão, 545
- Corumbá: Centro Sebrae Pantanal (Av. Rio Branco, 1180)
- Coxim: Sebrae Coxim (Av. Salgado Filho, 105)
- Dourados: Sebrae Dourados (R. Pres. Kenedy, 855)
- Três Lagoas: Sebrae Três Lagoas (R. Zuleide Pérez Tabox, 826)
- Bonito: Sebrae Bonito e Polo Sebrae de Ecoturismo (Cel Pilad Rebua, 2480)
O Sebrae/MS segue como referência no apoio a pequenos negócios, oferecendo orientação e ferramentas essenciais para o sucesso dos empreendedores.
Fonte: Redação