sexta-feira, 18 de abril de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Satélite identifica fazenda que teve origem a incêndio no Pantanal e multa é de R$ 19 milhões

O Núcleo de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Nugeo) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) identificou a origem de um dos grandes incêndios que atingiram o Pantanal em novembro deste ano. 

Segundo o MPMS, o fogo surgiu em uma propriedade rural, a fazenda Santa Edwiges, e consumiu 65,6 mil hectares de vegetação nativa e cerca de 69 imóveis na região da Nhecolândia, localizada no município de Corumbá (MS), com uma parte em Rio Verde de Mato Grosso (MS), entre os rios Negro e Taquari. 

Na vistoria, a Polícia Militar Ambiental concluiu que o local estava abandonado e aplicou uma multa administrativa no valor de R$ 19 milhões, que será encaminhada para o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, onde a proprietária deverá apresentar sua defesa. Além disso, a Promotoria de Corumbá poderá aplicar uma multa civil caso o inquérito identifique crime ambiental por negligência.

Desde a publicação da Portaria do Imasul, em julho deste ano, o Nugeo tem buscado acompanhar os incêndios florestais com o objetivo de identificar os focos iniciais de incêndios no Pantanal, em período proibitivo.

O núcleo de geoprocessamento também emite Laudos Técnicos de alerta imediato e os encaminha para a PMA (Polícia Militar Ambiental) verificar em campo os eventuais motivos da ignição. Posteriormente, os dados mapeados referentes aos incêndios serão inseridos no Sistema Pantanal em Alerta.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas