segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Prefeitura sedia drive-thru para vacinação antirrábica; bairros seguem vacinando


event_available 08/09/2025 |
access_time 12:57 horas

Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, intensifica a campanha que garante proteção de cães e gatos, além de garantir saúde da população de Dourados

Prefeitura de Dourados faz ação ‘extramuro’ no intuito de alcançar o maior número possível de animais vacinados contra a raiva – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue nesta semana com a campanha de vacinação antirrábica itinerante em diversos bairros. No sábado (13), a imunização de cães e gatos será realizada em formato drive-thru, no pátio da Prefeitura. A ação integra a mobilização estadual do Governo de Mato Grosso do Sul e tem como objetivo ampliar o acesso dos tutores e proteger os animais em pontos estratégicos, definidos pela equipe do CCZ.

Nesta segunda-feira (08), a vacinação acontece no Condomínio Novo Horizonte, no Instituto Veterinário Animal e no Condomínio Indaiá, das 8h às 13h. Na terça-feira (09), será a vez do Condomínio Eucalipto e novamente o Instituto Veterinário Animal, também das 8h às 13h.

Na quarta-feira (10), a equipe estará na Maranatha Agropecuária, das 8h às 16h, e na quinta-feira (11), no Preço Bom da Ração (Unidade 2), no mesmo horário.

Já no sábado (13), o drive de vacinação antirrábica “Latemia”, acontece no pátio da Prefeitura, das 9h às 14h. Nesse formato, os tutores não precisam sair do veículo, o que garante mais agilidade e conforto no atendimento.

Com a vacinação itinerante, realizada ao longo de setembro, a Prefeitura de Dourados reforça o compromisso com a saúde animal e a prevenção de doenças, uma vez que a raiva é fatal e transmissível aos seres humanos. Somente em agosto, a campanha já imunizou 2.600 cães e gatos em toda a cidade.
A recomendação é que cães e gatos, a partir de três meses de idade, recebam a dose anualmente. A vacina é segura e essencial, mas deve ser adiada em casos de doença, febre, infecção, diarreia intensa ou quando o animal estiver em tratamento com corticoides ou imunossupressores.

Vale recordar, que além do formato itinerante adotado na campanha, a vacina é disponibilizada no CCZ, durante todo o ano de forma gratuita e, quando necessário, em visitas domiciliares.

Confira os endereços dos pontos de vacinação destacados no texto na tabela abaixo:

portal.dourados.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas