quinta-feira, 20 de junho de 2024
Campo Grande
20°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Prefeitura realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a Poliomielite neste sábado

Vacinação acontece das 7h às 17h em todos os postos de saúde da cidade e distritos, para crianças com idade de dois meses até cinco anos


event_available 07/06/2024 |
access_time 14:42 horas
Vacinação acontece em todos os postos de saúde de Dourados e distritos / Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação

A Prefeitura de Dourados, através da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), realiza neste sábado (8/6) o ‘Dia D’ de vacinação contra a Poliomielite, para crianças de dois meses até cinco anos de idade. A ação acontecerá das 7h às 17h, em todos os postos de saúde.

Segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, o Dia D acontece simultaneamente em todo o o país. A campanha visa intensificar a cobertura vacinal contra a paralisia infantil e deve seguir até o dia 14 de junho.

Dados registrados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), apontam que Dourados tem 10.415 crianças entre dois meses e cinco anos, faixa etária que é foco da campanha, e a meta ideal é vacinar 95% desse público. 

Apesar da doença estar erradicada do país desde 1994, sendo que o último caso foi registrado cinco anos antes, o Brasil foi classificado como de alto risco para reintrodução do poliovírus selvagem pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).

Em Dourados, a Sems segue as datas sugeridas, com vacinação acontecendo nas 34 Unidades Básicas de Saúde do município, na zona urbana e distritos. De acordo com Edvan Marcelo Marques, gerente do Núcleo de Imunização, a campanha é seletiva. “Isso significa que as crianças são avaliadas pelos profissionais de saúde da unidade para aplicar a vacina de gotinha ou a injetável, de acordo com a necessidade”, explica.

Segundo Edvan, toda a campanha de vacinação contra a poliomielite vai ser direcionada pelas equipes de estratégia de saúde da família. “Os postos de saúde estarão abastecidos e preparados para receber as crianças, inclusive no Dia D, 8 de junho”, completa.

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas