segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Prefeitura otimiza Defesa Civil e realiza mais de 600 atendimentos no primeiro ano de governo


event_available 15/12/2025 |
access_time 10:22 horas

Defesa Civil intensificou estratégias de prevenção e resposta durante 2025- Fotos: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Defesa Civil, realizou mais de 600 atendimentos entre janeiro e novembro deste ano, reforçando seu compromisso com a proteção da população diante de situações de risco, desastres naturais ou tecnológicos. As ações contemplaram áreas urbanas e rurais, com equipes atuando continuamente sempre que necessário, com foco na preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio público e privado.

De acordo com o levantamento, das 666 ocorrências registradas, 366 envolveram manejo de árvores, incluindo podas, supressões, remoções de espécies caídas e vistorias. Também foram realizadas 197 vistorias diversas em diferentes regiões da cidade, com o objetivo de identificar riscos, monitorar vulnerabilidades e adotar medidas preventivas.

Além disso, a Defesa Civil registrou 09 atendimentos relacionados a alagamentos, quatro extermínios de abelhas, 16 assistências com cedência de lonas e dois casos de destelhamento de residências. A equipe ainda atuou em dezenas de eventos e capacitações, prestou apoio a ações públicas, auxiliou vítimas com atendimento pré-hospitalar, colaborou na limpeza de área para reconstrução de uma casa incendiada e realizou atendimentos sociais, como transporte de mobília.

O monitoramento do Rio Dourados também foi realizado sempre que houve necessidade, permitindo antecipar possíveis enchentes, mapear áreas de risco e adotar estratégias de segurança mais assertivas.
As ações foram conduzidas pela equipe técnica e pelo corpo de voluntários da Defesa Civil, com apoio de diversos órgãos parceiros, entre eles: Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), Guarda Municipal de Dourados (GMD), Guarda Municipal Ambiental (GMA), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Energisa e Corpo de Bombeiros.

Santana cita que ações seguirão com modernização dos processos e aperfeiçoamento das ações de prevenção e mitigação

O coordenador da Defesa Civil, Johnes Aniceto Santana, destaca que 2025 foi um ano marcado por avanços significativos nas estratégias de prevenção e resposta. “Investimos fortemente em ações preventivas, seguindo a orientação do prefeito Marçal Filho, trabalho que é fundamental para evitar desastres naturais. Também intensificamos a atuação conjunta com órgãos parceiros, garantindo respostas mais rápidas e eficientes, principalmente em situações de maior complexidade”, enfatizou.

A Defesa Civil segue com planejamento voltado à modernização dos processos de monitoramento e alerta, ao aperfeiçoamento das ações de prevenção e mitigação, à ampliação das parcerias intersetoriais e ao fortalecimento da relação com as comunidades. O órgão também mantém ações contínuas de capacitação para a equipe técnica e para o corpo de voluntários, assegurando maior eficiência no atendimento à população.

portal.dourados.ms.gov.br