terça-feira, 22 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Prefeitura leva asfalto e acessibilidade para entorno do Posto de Saúde do Altos do Indaiá 


event_available 22/07/2025 |
access_time 11:47 horas

Obra foi iniciada e abandonada pela gestão anterior e moradores do bairro enfrentavam além da falta de infraestrutura, transtorno com ações inacabadas que comprometiam a mobilidade urbana

Prefeito Marçal Filho retoma obra de asfalto parada no Altos do Indaiá em menos de sete meses de mandato- Fotos: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) faz importantes obras no Altos do Indaiá, que vão transformar a infraestrutura da região e levar mais acessibilidade aos moradores. O prefeito Marçal Filho acompanhou os serviços que se concentram nas ruas Eisei Fujinaka e Manoel João Ferreira, durante a manhã desta terça-feira (22).

A região receberá pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, sinalização viária e calçamento. O valor da obra é de R$ 4.480.016,22 e a empresa contratada é a LF Assessoria e Construções Ltda. Somente a pavimentação asfáltica abrangerá um trecho de 16.429,00 metros quadrados. No ano de 2024 as ações foram iniciadas no bairro e posteriormente interrompidas, o que gera transtornos para quem mora na região diante das condições deixadas nas ruas.

Em menos de sete meses de gestão, o prefeito Marçal Filho determinou que a Secretaria dê o correto andamento das obras de forma sistêmica. “Na administração passada eles fizeram isso aqui (início de obra) falando , ‘vem a asfalto aí’ e aí passou o período da eleição, as máquinas foram embora e agora estamos aqui para fazer de vez esse asfalto começando aqui nas imediações do posto de saúde, por ser um local de grande importância para a população”, destacou.

Outro ponto de grande importância apontado pelo prefeito Marçal Filho é a acessibilidade que será implementada no local. “É uma coisa absurda”, afirmou. “Como os cadeirantes vão acessar aqui (posto de saúde”, questiona o prefeito ao mostrar a falta de condições da entrada da unidade e complementa ao destacar o pedido que fez à Semop “solicitei à Obras para resolver isso pensando em toda a população”.

Prefeito Marçal Filho e equipe conduzem trabalho que vai transformar mobilidade e acessibilidade

Além de recuperar a obra que estava abandonada, a atual gestão optou pelo compromisso com a responsabilidade fiscal de forma a poupar prejuízos. De acordo com o secretário municipal de Obras, Jorge De Lúcia, a base do asfalto anterior estava tecnicamente comprometida, o que geraria desperdício de recursos, mas foi estruturado juntamente à empresa responsável para que seja refeita, sem custos. “Isso é um dinheiro jogado fora, mas o município não vai ficar com prejuízo, pois conseguimos articular com a empresa para refazer a base sem ônus para a Prefeitura”, explicou.

O secretário Jorge De Lúcia falou ainda sobre os serviços de acessibilidade na entrada do posto de saúde, os quais por determinação do prefeito começam ainda nesta terça-feira (22). “O prédio foi executado antes da pavimentação e ficou muito elevado”, afirmou. “Fizemos o projeto ontem, tanto da parte de acessibilidade como de mobilidade, já incluímos esse custo na obra e pedimos à empresa que iniciasse imediatamente”, acrescentou.

O prefeito Marçal Filho reforçou que esse é apenas mais um dos muitos avanços previstos para a infraestrutura urbana do município. “Já lançamos várias frentes de asfalto e essa é mais uma”, enfatizou. “Claro que não vamos conseguir asfaltar todo o bairro neste primeiro momento, mas vamos continuar, assim como já estamos fazendo no Jardim das Primaveras”, destacou.

A expectativa é de que, com a base refeita e as condições climáticas favoráveis, a aplicação da capa asfáltica tenha início já na próxima semana. Acompanharam o trabalho da prefeitura pelo avanço na mobilidade e qualidade de vida dos moradores da região, os vereadores Márcio Pudim, Isa Marcondes, Sargento Prates, Inspetor Cabral e Pedro Pepa.

Marçal Filho reforçou que esse é apenas mais um dos muitos avanços previstos para a infraestrutura urbana do município

portal.dourados.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas