sexta-feira, 11 de julho de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Prefeitura lança Aprova Digital e meta é levar serviços online para todas as secretarias


event_available 11/07/2025 |
access_time 11:16 horas

Prefeito Marçal Filho afirma que em época de inteligência artificial é preciso trabalhar com “papel zero” para facilitar a vida dos cidadãos que utilizam os serviços públicos, gerando praticidade, rapidez nas respostas e satisfação dos contribuintes

Prefeito Marçal Filho comemora avanços na gestão municipal e diz que foco é garantir o bom atendimento à população. Foto: A. Frota

O prefeito Marçal Filho afirmou na noite desta quinta-feira (10), durante a apresentação da plataforma de gestão e automação de processos no setor público, o Aprova Digital, que a Prefeitura de Dourados já deveria estar oferecendo serviços digitais à população. Para ele, o momento é histórico, porque há muito tempo que se reivindicava isso, que Dourados entrasse nesse patamar das cidades inteligentes, das cidades digitais. “Isso ficou só na conversa ao longo do tempo, nunca foi para a prática”, enfatizou. “E nós, com apenas seis meses de gestão, estamos tornando isso realidade”, completou.

Marçal reafirmou que a população merece contar com serviço público de qualidade. “Temos assistido aqui ao longo do tempo, que os empreendedores privados estão muito além da administração pública municipal”, ponderou. “Hoje temos aqui uma iniciativa privada muito forte, pelos empreendimentos, inclusive, que não tem em nenhum lugar do estado”, mencionou, confessando que se surpreendeu ao assumir a prefeitura e perceber que estava muito atrasada em relação às tecnologias, tão disponíveis hoje. “Nós já estamos na época da inteligência artificial e, no entanto, estamos lá lidando com papéis (…) estamos trabalhando para chegarmos ao papel zero”, ressaltou Marçal.

O prefeito disse que a intenção é estender o sistema digital a todas as secretarias, para que chegue também à população em geral. “Nós temos que fazer um serviço público de qualidade, do tamanho que Dourados merece”, propôs. “Queremos que esse serviço seja espraiado por toda a administra municipal”, afirmou. “Estamos trabalhando isso, para que não tenhamos mais essa demora para as coisas que aconteçam”, enfatizou Marçal. “Queremos chegar não só a vocês profissionais, mas aos usuários, à população em geral, para que os cidadãos tenham mais à sua disposição os serviços públicos de qualidade”, completou o prefeito.

Marçal disse ainda que “é importante a pessoa ser bem atendida, seja no posto de saúde, na escola, seja na Central de Atendimento ao Cidadão, seja onde for”.

O secretário Fábio Luís fala da agilidade que o serviço vai oferecer às pessoas que precisam do atendimento na Seplan e no Imam

SONHO REALIZADO

O secretário municipal de Planejamento e também diretor-presidente do Imam, arquiteto Fábio Luís da Silva, considerou que a implantação do sistema Aprova contempla o sonho de poder ter mais agilidade nos processos, mais transparência. “Levamos ao prefeito, logo no início, essa reivindicação dos profissionais, das incorporadoras, dos corretores de imóveis e foi assumido esse compromisso, de transformarmos o atendimento ao cidadão”, contou.

Ele destacou a agilidade que o novo serviço vai oferecer às pessoas que precisam de atendimento nas duas Pastas. “O sistema é totalmente digital, desde o início do protocolo, da inserção de dados do seu terreno, do seu projeto, até a aprovação final com a assinatura digital dentro do sistema”, explicou. “Não vai ter impressão de documento, não vai ter impressão de projeto, totalmente digitalizado”, completou Fábio Luís.

APROVAÇÃO

Profissionais presentes aprovaram a iniciativa da prefeitura. O arquiteto Luciano Pena, há 26 anos na profissão, disse que agora tudo ficará mais fácil. “Nós, como profissionais, ficamos muito motivados e felizes com essa iniciativa, porque uma das grandes barreiras que a gente tem é a demora na hora de aprovar o alvará de construção ou na hora de pedir o habite-se”, analisou. “Agora, com a implantação do sistema ficou claro que a gente vai conseguir resolver isso com agilidade”, continuou. “Para nós é uma vitória, porque há muitos anos a gente sofre com isso e, até que enfim, chegou o momento que a nossa voz foi ouvida e que agora teremos um sistema que vai funcionar de forma ágil e rápida”, concluiu o profissional.

Já a engenheira Thalyta Castro Maximiano avalia que a implantação do sistema vai facilitar a vida dos profissionais da área. “Não tenho dúvidas disso”, enfatizou. “Eu fui funcionária efetiva da prefeitura por 12 anos e estava dentro desse processo, do protocolo, e há muitos anos nós profissionais estávamos solicitando isso, porque literalmente o sistema era arcaico”, lembrou. “Ha dois anos nós sofremos muito com esse sistema; basicamente a cidade ficou um ano parada na questão da construção civil, nada era aprovado”, lamentou. “A cadeia da construção civil sofreu muito, desde as construtoras que começam realmente a ter o seu ganho depois da obra iniciada, até lojas de material de construção, enfim, a cadeia da construção civil é enorme”, observou.

Ela acredita que o sistema Aprova implantado vai beneficiar não só os profissionais, mas a comunidade por completo, “porque a cidade está crescendo, em pleno desenvolvimento, e a gente precisa dessa celeridade para que as coisas realmente aconteçam como tem que acontecer”.

portal.dourados.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas