event_available 22/07/2025 |
access_time 12:25 horas
Com a estrutura do Aeroporto Regional de Dourados modernizada, pistas homologadas, exigências da Anac atendidas e apoio do Corpo de Bombeiros assegurado, cidade entra na rota nacional de aviação com novos voos para São Paulo já em setembro
Momento em que o termo de convênio com o 2º Grupamento de Bombeiros Militar foi assinado, na manhã desta terça-feira, no gabinete do prefeito Marçal Filho. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados deu nesta terça-feira (22) mais um importante passo para que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira volte a receber voos comerciais: o prefeito Marçal Filho assinou termo de convênio com o 2º Grupamento de Bombeiros Militar, formalizando a atuação da corporação nas atividades de salvamento, resgate e combate a incêndios no Aeroporto Regional, cumprindo assim tanto a exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quanto das empresas aéreas que operam com voos comerciais nos aeroportos brasileiros.
A presença do Corpo de Bombeiros no interior do Aeroporto Regional é uma exigência também da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para garantir a segurança das operações e atendimento imediato a possíveis emergências. O convênio representa o último passo técnico necessário para que o aeroporto volte a operar voos comerciais regulares. A Latan comercializa passagens desde o dia 14 de maio e o primeiro voo direto para o Aeroporto Internacional de Guarulhos será no dia 8 de setembro.
O prefeito Marçal Filho fala com entusiasmo sobre o convênio com o Corpo de Bombeiros. “Essa conquista é fruto de muito trabalho e compromisso com a população de Dourados”, enfatizou. “Desde o início da gestão, estamos focados em reestruturar o aeroporto e atender todos os critérios exigidos pelos órgãos reguladores”, continuou.” Com isso, voltamos ao mapa da aviação comercial, o que representa desenvolvimento, empregos e novas oportunidades para nossa cidade”, afirmou o prefeito.
A assinatura do convênio contou com a presença dos secretários municipais Luis Roberto Martins (Semsur) e Juscelino Cabral (Agetran), além do comandante de Fronteiras, Coronel Luidison Tenório Noleto, da Tenente-Coronel Caroline Porto e do Capitão Paulo Cordeiro. “Atendemos as exigências feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil e nosso Aeroporto Regional está praticamente pronto para receber os técnicos da Anac que vão aterrissar em Dourados para homologar as operações comerciais, já que os voos particulares, inclusive com aeronaves de grande porte estão liberados desde o começo de maio”, explica Luis Roberto Martins, o Beto.
Com a estrutura aeroportuária adequada, incluindo a contratação da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), a cidade já tem data marcada para o retorno dos voos. “O reinício das operações encerra um período de mais de quatro anos sem voos comerciais e marca uma nova fase para Dourados, mais conectada, moderna e preparada para crescer”, ressaltou Marçal Filho.
OPERAÇÕES DA LATAM
A operação da Latam Linhas Aéreas terá início no dia 8 de setembro, com três voos semanais programados para as segundas, quintas e sextas-feiras. Às segundas e sextas, os voos partem de Guarulhos às 7h45, com chegada em Dourados às 8h40, e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. Nas quintas-feiras, a decolagem de Guarulhos ocorre às 16h55, com chegada em Dourados às 17h50, e o retorno parte às 18h30, com chegada em Guarulhos às 21h35.
Como são os primeiros voos, a frequência poderá ser ampliada conforme a demanda e o avanço da operação no aeroporto de Dourados. O prefeito Marçal Filho destacou o empenho da gestão municipal, em parceria com o Governo do Estado, para viabilizar a retomada dos voos. “Fui pessoalmente a São Paulo e mantive contatos também com representantes da Gol e da Azul, que já sinalizaram o interesse em operar na cidade”, explica. “Contamos com o apoio do governador Eduardo Riedel, que conduziu as articulações com a Latam, incluindo tratativas tributárias para atrair as companhias aéreas para Dourados, numa prova que o trabalho em sintonia, com alinhamento político e transparência, favorece toda população”, finaliza Marçal Filho.