event_available 07/08/2025 |
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Projeto do Centro de Tecnologias Aplicadas do Itaipu Parquetec reúne sociedade na apresentação de ações que visam consolidar uma gestão pública mais eficiente, com uso de dados, participação cidadã e estímulo à inovação
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes) juntamente com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresenta os resultados do Programa Cidade Inteligente, após 12 meses de trabalho intenso em diversas ações. A agenda é aberta a toda comunidade e acontece no dia 12 de agosto, das 19h às 21h, na Câmara Municipal de Dourados.
Com a palestra “Cidades Inteligentes e o Papel do Cidadão Inovador”, ministrada por José Alberto Pereira dos Santos, coordenador do Centro de Tecnologias Aplicadas do Itaipu Parquetec, instituição que é parceira da ação, o evento é voltado para gestores públicos municipais, empresários e representantes do setor produtivo, líderes comunitários, acadêmicos e estudantes, representantes de associações e organizações sociais e cidadãos que tenham interesse na pauta.
O Programa Cidade Inteligente é uma iniciativa piloto do Sebrae, que prepara municípios para adotarem soluções inovadoras voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e ao fortalecimento do ambiente de negócios. Recentemente, representantes das secretarias municipais foram inseridos no debate, em ministração ocorrida no anfiteatro da prefeitura, diante do objetivo de participação no desenvolvimento do município por meio de metodologias eficazes.
Essa é a edição piloto do programa em Mato Grosso do Sul, desenvolvida juntamente com Dourados, entre agosto de 2024 e agosto de 2025, com a missão de consolidar uma gestão pública mais eficiente, com uso de dados, participação cidadã e estímulo à inovação. Também participam do projeto no Estado, as cidades de Maracaju e Ponta Porã.
Durante o projeto, foram realizadas oficinas, benchmarking (processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos) com outras cidades, capacitações técnicas e encontros com lideranças locais para discutir soluções em áreas como mobilidade urbana, segurança, tecnologia, energia e meio ambiente.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Antonio Freire, com estas ações, o projeto gerou uma série de entregas estratégicas para o município, resultados alcançados com a aplicação da metodologia desenvolvida pelo Sebrae e Itaipu Parquetec que serão apresentados no evento.
A programação do evento contará com a participação de lideranças locais, apresentação do relatório final e palestra magna. As inscrições estão abertas, de forma gratuita e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/cidades-inteligentes-e-o-papel-do-cidadao-inovador/3056969.
SOBRE O PALESTRANTE
José Alberto Pereira dos Santos atua como coordenador no Centro de Tecnologias Aplicadas do Itaipu Parquetec. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e em Análise de Sistemas, além de possuir MBA em Análise de Sistemas e Telecomunicações pela Escola Superior Aberta do Brasil (ESAB). Atualmente, cursa mestrado em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade pela Unioeste, com foco em soluções inovadoras para cidades inteligentes e Internet das Coisas.