segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Prefeitura e Estado realizam Caravana da Castração para 1.500 cães e gatos


event_available 22/09/2025 |
access_time 10:43 horas

Iniciativa foi garantida pelo prefeito Marçal Filho ainda no período de transição de governo, em dezembro do ano passado, e poderão ser cadastrados até 3 animais por CPF do tutor e até 25 pets pelo CNPJ de Organizações Não-Governamentais que atuam no cuidado

Caravana da Castração chegará em Dourados em novembro para castrar 1.500 cães e gatos- Divulgação/ Assecom

A Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado realizam no mês de novembro a Caravana da Castração, uma iniciativa de saúde pública e controle populacional de cães e gatos que visa castrar 1.500 animais. “Conquistamos essa ação antes mesmo de tomarmos posse como prefeito de Dourados”, revela Marçal Filho. “Durante a transição de governo, me reuni com alguns secretários de Estado para discutir parcerias que pudessem beneficiar nossa cidade e recebi essa garantia que nossa gestão iria realizar a Caravana da Castração”, continua o prefeito.

A ação foi estabelecida em reunião com Marcelo Ferreira Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, e com Carlos Eduardo Rodrigues, titular da Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal (Suprova). “O alinhamento da nossa gestão com as mais diferentes Secretarias Estaduais tem garantido conquistas importantes para nossa cidade, em especial junto ao secretário Marcelo Miranda, que tem sido um grande parceiro de Dourados”, ressalta Marçal Filho.

A Caravana da Castração foi viabilizada através de emenda federal no valor de R$ 5 milhões destinada pela senadora Soraya Thronicke. Serão feitas 150 castrações por dia, sendo 75 vagas de gatos no período da manhã e 75 vagas de cães no período da tarde. Mas dependendo da demanda, também poderá ocorrer castrações de cães no período da manhã.

O prefeito destaca a importância da iniciativa, já que nem todos os tutores têm condições que arcar com as despesas para submeter o pet à cirurgia através de médico-veterinário particular. “Além de ser importante para quem não pode pagar até R$ 1.200 pela castração do seu pet nas clínicas particulares, essa iniciativa também favorece a saúde da população ao conter o crescimento populacional de gatos e cães”, completa Marçal Filho.

O prefeito explica que os tutores interessados na Caravana da Castração precisam passar por duas etapas, uma de cadastro e outra de agendamento da cirurgia. O cadastro é obrigatório de deve ser feito pelo site www.sigpet.ms.gov.br. “Nessa fase, cada tutor pode cadastrar até 3 animais por CPF e cada ONG e protetores independentes podem cadastrar até 25 animais”, ressalta Marçal Filho.

Quem fizer o cadastro vai receber o Certificado Estadual de Protetores de Animais, emitido pela Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal (Suprova). Para obter o certificado, basta entrar em contato com a Suprova pelo [email protected] ou através do telefone (67) 3316-9192. “É fundamental que as pessoas sigam corretamente as orientações que estão sendo repassadas através do portal da Prefeitura de Dourados para efetivar o cadastro e depois fazer o agendamento”, alerta o prefeito Marçal Filho.

O agendamento para a cirurgia será aberto aos tutores cadastrado um dia antes do início da Caravana da Castração. Só quem tiver cadastro emitido pelo Suprova poderá agendar a vaga. “O legal é que o tutor poderá escolher o dia e o turno que a castração será realizada, ou seja, se pela manhã ou a tarde, no momento do agendamento”, explica o prefeito. “O cadastramento já pode ser feito pelo site informado acima e os agendamentos serão recebidos nos dias 1º e 2 de novembro”, alerta Marçal Filho.

COMO FUNCIONA A CASTRAÇÃO?

A castração é uma técnica minimamente invasiva, com rápida recuperação. As fêmeas recebem apenas dois pontinhos de sutura e os machos (cães e gatos) apenas um pontinho. Todos os animais saem com roupinha cirúrgica ou colar pós-operatório, além de medicação gratuita para recuperação. O suporte veterinário estará disponível em caso de intercorrências.

A castração gratuita reduz abandono, maus-tratos e superpopulação de cães e gatos. Além disso, eles recebem a microchipagem, de forma que todos os animais saem identificados, ajudando a prevenir abandono. A castração proporciona bem-estar animal, aumenta saúde, expectativa de vida e qualidade da relação com o tutor. Por outro lado, na questão da saúde pública, a medida contribui no combate a zoonoses como a leishmaniose, que uma doença endêmica em Mato Grosso do Sul.

Para a castração o jejum do pet é obrigatório. Os animais que passarão pelo procedimento pela manhã devem ter feito a última refeição às 23h da noite anterior. Já os animais que serão castrados no período da tarde devem ter feito a última refeição às 5h da manhã do mesmo dia. O jejum é uma das maiores causas de reprovação, pois se não for respeitado, o animal não poderá ser castrado.

Para ser aprovado na avaliação para a cirurgia o animal deve estar saudável: sem carrapatos, doenças, viroses, feridas ou traumas. Os animais que sofreram atropelamentos ou acidentes recentes não poderão ser operados. Não será realizado exame prévio no local: é responsabilidade do tutor garantir que o animal esteja em boas condições.

Serviço
Cadastro: site www.sigpet.ms.gov.br
Certificado: [email protected]
Informações: telefone (67) 3316-9192

portal.dourados.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas